NOTÍCIAS
02/06/2015 14:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:19 -02

Google lança programa de bolsas de mestrado e doutorado em computação para a América Latina

Shutterstock

O Google anunciou nesta semana que vai destinar US$ 1 milhão para um programa de incentivo a pesquisas na área de Ciência da Computação na América Latina, chamado Google Research Awards. Nos próximos três anos, a gigante da tecnologia vai apoiar até 20 projetos de pesquisa ligados à área de computação.

A companhia vai oferecer 750 dólares mensais para bolsas de mestrado e 1.200 dólares por mês para doutorado. No Brasil, professores orientadores das maiores universidades podem inscrever projetos de pesquisa na área de Ciência da Computação, Engenharia e áreas relacionados em nome dos candidatos. Nos demais países da AL, professores de universidades convidadas poderão aplicar.

Em ambos os casos, para cada projeto inscrito, o professor deverá indicar um aluno de mestrado ou doutorado. Ele também receberá uma ajuda de custos: 675 dólares por mês para projeto de mestrado e 750 dólares mensais para de doutorado. O programa é uma parceria entre a companhia e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os projetos podem ser inscritos até o dia 6 de julho na página da área Google Research Awards.

Uma comissão interna do Google vai avaliar o currículo dos candidatos e as propostas de pesquisa por três critérios principais: qualidade geral, potencial impacto da pesquisa e alinhamento, em termos de foco de pesquisa, com a estratégia da empresa.

As bolsas serão concedidas por um período de um ano, com possibilidade de extensão.