NOTÍCIAS
30/05/2015 16:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:19 -02

Cervejaria interrompe produção para envasar água potável para vítimas de inundações nos EUA; Obama declara catástrofe

Reprodução/Reuters

Em meio a uma tragédia, uma lição de solidariedade. Uma fábrica da cervejaria Anheuser Busch deixou de produzir cervejas nesta semana para enlatar... água!

A iniciativa busca ajudar as vítimas das enchentes que atingem os estados de Texas e Oklahoma, nos Estados Unidos.

De acordo com informações do jornal Boston Globe, foram envasadas 50 mil latas de água potável, que serão distribuídas pela Cruz Vermelha Americana neste final de semana nas áreas mais afetadas pelas chuvas.

A iniciativa, no entanto, não é inédita. Segundo a NBC News, não é a primeira vez que a fábrica paralisa sua produção para envasar água potável. A planta, que fica localizada em Georgia, costuma fazer isso algumas vezes ao ano.

Neste sábado (30), o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou declaração de catástrofe de grandes proporções para as áreas atingidas no Texas. Pelo menos 21 pessoas morreram no estado devido a fortes inundações.

As tempestades que atingiram o norte do Texas na quinta (28) e sexta-feira (29) aumentaram o fluxo dos rios em níveis perigosos que causaram centenas de chamadas de emergência em Dallas.

"As comunidades em todo o estado do Texas sofreram destruição devastadora, danos e, em casos mais trágicos, perda de vidas devido à situação grave e persistente situação meteorológica que tem nos afetado por semanas", disse o governador do Texas, Greg Abbott, ao anunciar 70 condados como áreas de desastre.

A declaração presidencial implica a liberação de recursos federais para ajudar na reconstrução das áreas atingidas no estado que é o maior produtor de energia dos EUA.

Perto Dallas milhares de carros ficaram presos durante seis horas na sexta-feira uma estrada bloqueada por inundações.

As chuvas registradas até o momento em representam um novo recorde no Texas, que segundo as previsões vão sofrer mais tempestades no fim de semana.

(Com informações da Reuters)