NOTÍCIAS
25/05/2015 08:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Dia da África: O que a SUA África tem de melhor?

iStock

Não interessa se você já morou, se você só conhece por fotografia ou se a África habita apenas as páginas dos seus livros de história. O que o continente tem de melhor para você?

Para comemorar o Dia da África, celebrado nesta segunda-feira (25), o Brasil Post foi atrás de leitores que vivem no continente, que já moraram por lá ou que, de algum jeito, trazem a África no seu coração.

O resultado foram depoimentos lindos, que vão fazer você se emocionar e pensar em conhecer mais sobre os países africanos.

Leia abaixo. Ah! Se você também quer que a SUA África apareça por aqui, deixe o seu depoimento no campo de comentários, ou entre em contato com a gente pelo Facebook. Vamos adorar ouvir sua história.

lígia

Ligia Lunardi Recchia, morou em Moçambique por três anos e meio.

"Minha África tem o sorriso fácil e o jeito amistoso dos moçambicanos. Quase todo final de semana tem casamento, come-se muito frango com batata frita e as festas são embaladas por músicas e danças cheias de energia.

Minha África tem a riqueza cultural de um país composto por diversas etnias, que valorizam suas crenças e ritos. Mas tem também uma pitada de cultura luso-brasileira, e a rica literatura de Mia Couto e Paulina Chiziane.

Minha África tem o nascer do sol às 4 da manhã e um pôr do sol vermelho no Índico. Tem embondeiros (ou baobas) gigantes, leão, girafa e elefante e um mar de águas quentes, cristalinas, cheias de vida marinha.

Na minha África eu sou mulunga e tudo é maningue nice.

Minha África tem as ricas cores das capulanas, som de choro e risada, gosto de carinho e saudades. "

joel

Joël Ndomba Kabenjabu, congolês, nascido em Mbuji Mayi.

"O que a minha África tem de melhor é a natureza. São muitas paisagens e parques naturais, para desfrutar da riqueza da natureza."

adelti

Adelti de Barros, nascida no Cabo Verde.

"Meu país fica na costa ocidental da África, e é um arquipélago formado por dez ilhas das quais apenas nove são povoadas: Cabo Verde! ❤ ❤ ❤ O que acho mais bonito aqui é, com certeza, o povo. São pessoas lindas, guerreiras e batalhadoras, com um sorriso que contagia a todos. Convido todos a virem conhecer a morabeza [amabilidade] do meu país!"

quênia

Anne Njeri, vive no Quênia.

"O Quênia é um país lindo, com gente bonita e uma variedade de diferentes culturas. Meu país tem diferentes paisagens: em algumas partes temos a vida selvagem, em outras o mar. Ainda há árvores exuberantes e muita grama, e em alguns locais o clima é seco e 'poeirento'. O meu país é esteticamente bonito.

Eu também amo as liberdades que tenho como queniana. Em meu país, posso andar pela cidade livremente, sem medo. Eu também posso ir ao culto da minha igreja sempre que quero.

Outra coisa que se destaca no meu país é que, como temos muitas culturas diferentes, tenho a oportunidade de experimentar refeições de diferentes comunidades.

Sim, eu amo o Quênia!"

afreaka

Flora Pereira, diretora do projeto Afreaka.

"São muitas as minhas Áfricas. Cada pedaço, cada gente, cada viagem me mostrou Áfricas múltiplas e complexas. Todas, com muito para ensinar ao mundo.

Está ali o melhor da hospitalidade, onde um “bom dia” sempre se estende para uma conversa, que se estende para um convite de almoço e que se estende para uma amizade cheia de aprendizados.

Está ali uma população ativa, protagonista, inovadora e dona de sua história. Estão ali novas formas de olhar para o mundo e criações mais horizontais com cheiro de afeto.

São Áfricas de cores fortes que se somam à multiplicidade de tons que permeiam o imaginário do mundo sobre o continente. São Áfricas de resistência, de tradição e de culturas milenares como também são Áfricas de poetas, escritores, empreendedores e artistas digitais.

São Áfricas infinitas, que não estão na televisão ou nos jornais. São Áfricas do ubuntu, do coletivo e do compartilhamento. Minhas Áfricas são, no vértice da memória, Áfricas de inspiração."