NOTÍCIAS
24/05/2015 13:08 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

John Nash, matemático que inspirou filme 'Uma Mente Brilhante' morre em acidente de carro nos Estados Unidos

(Reuters) - O matemático John Nash, vencedor do Prêmio Nobel que inspirou o filme "Uma Mente Brilhante", foi morto em um acidente de carro com sua esposa em Nova Jersey, nos Estados Unidos, informou a

O matemático John Forbes Nash Jr, de 86 anos, vencedor do Prêmio Nobel que inspirou o filme "Uma mente brilhante", morreu em um acidente de carro em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no sábado (23). Ele estava em um táxi com sua esposa, Alicia Nash, de 82 anos, que também morreu. As informações são da ABC News.

Eles estavam em um táxi quando o motorista perdeu o controle do carro e bateu em uma mureta, informou Gregory Williams, sargento da polícia de Nova Jersey, segundo a ABC News. Eles moravam em Princeton, Nova Jersey.

O filme vencedor do Oscar "Uma Mente Brilhante", estrelando Russell Crowe, é baseado na longa batalha de Nash contra a esquizofrenia. Crowe escreveu no Twitter neste domingo que estava aturdido pelas notícias sobre a morte de Nash e sua esposa, Alicia.

"Uma parceria fantástica. Belas mentes, belos corações"

Nash, acadêmico da Universidade de Princeton, ganhou o Prêmio Nobel de economia em 1994. De acordo com a ABC News, segundo a qual o casal vivia em Princeton, Nova Jersey. Segundo jornal local de Nova Jersey, no início da semana, Nash estava na Noruega para receber o prêmio Abel para a matemática. O prêmio é oferecido pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras, que reconheceu o trabalho de Nash em equações diferenciais parciais.

Christopher L. Eisgruber, diretor da Universidade de Princeton, disse em comunicado:

"Estamos atordoados e tristes com a notícia da morte prematura de John Nash e sua esposa Alicia. Ambos eram membros muito especiais da comunidade da Universidade de Princeton. John inspirou gerações de matemáticos, economistas e cientistas que foram influenciados por sua mente brilhante. Sua história de vida com Alicia moveu milhões de espectadores nos cinemas que se maravilharam com a sua coragem em face de desafios impostos pela vida."

Mas você continua aqui, John: