COMPORTAMENTO
21/05/2015 12:18 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

9 coisas que você jamais deve dizer para quem é divorciado

iStock

Mesmo que você soubesse há muito tempo que seu amigo iria se divorciar, é normal ficar sem saber o que falar quando chega a notícia.

A melhor coisa a fazer é dizer para a pessoa que você está à disposição – o simples ato de ouvir tem muito valor. Se seu amigo recém-divorciado tem filhos, ofereça para cuidar das crianças, por exemplo.

As piores coisas a dizer? Bom que você perguntou. Abaixo, nove redatores e leitores divorciados do HuffPost dizem quais foram as frases ou perguntas que mais os irritaram depois do divórcio.

“O que aconteceu?”

Resposta: Não é da sua conta. Me desculpe, mas os detalhes com certeza são menos sombrios do que você imagina. Às vezes a gota d’água é uma atitude passivo-agressiva, não um caso extra-conjugal à la Don Draper.

“Se um casal divorciado quisesse que você soubesse os detalhes íntimos do divórcio, já teria te contado”, diz Craig Tomashoff. “As coisas estavam tão ruins para mim que decidi votar no primeiro candidato a presidente que proibisse perguntar ‘o que aconteceu?’ em casos de divórcio.”

“Você devia sair e conhecer gente nova!”

Pra que a pressa? Para a maioria de nós, arrumar encontros num mundo pós-Tinder não é algo que queremos fazer de cara. (Quando você voltar à ativa, a primeira foto de pênis que você receber sem ter pedido vai te mandar direto de volta pro mundo dos “divorciados felizes”.)

“De verdade, obrigado pela sugestão, mas saí com muita gente depois de me divorciar pela primeira vez, oito anos atrás”, diz Jennifer Ball. “Conheci um alcoólatra legal no eHarmony, um cara idêntico ao Dr. Phil e que tinha sido casado quatro vezes e saí com um homem que disse que não ‘tinha nenhuma vontade de estar perto de crianças’, apesar de eu ter quatro filhos. Tenho um emprego que amo, meus filhos e Netflix. Estou bem por enquanto.”

“Você precisa ficar solteiro durante um tempo.”

Calma, esqueça o que disse a pessoa acima. A mensagem, aqui, é oposta: não saia para conhecer gente nova. Você precisa voltar a ficar bem antes de tentar qualquer coisa.

“Essa doeu”, diz Al DeLuis. “Eu não estava treinando para ser um Cavaleiro Jedi; ia só tomar um café e conversar com uma mulher. O que me deixou mais furioso foi que no final das contas as pessoas estavam certas – o divórcio leva tempo. Eu não estava pronto. Mesmo assim, não queria ouvir esse tipo de coisa.”

“Você está se divorciando? Sinto muito.”

Não precisa.

“Eu realmente preferiria ter tido a coragem de me divorciar antes”, diz Dayna Daugherty Lineberger. “O divórcio nem sempre é ruim. Queria que pelo menos uma pessoa me dissesse: ‘Bom para você’.”

“Pelo menos você vai ter umas folgas dos seus filhos.”

É um pouco mais complicado que isso. Com certeza é bom ter um tempo para dormir mais e cuidar da casa, mas dói demais imaginar os momentos das vidas dos seus filhos que você vai perder quando eles estiverem com seu ex.

“A verdade é que não gosto de não ver meus filhos”, diz Kim Foster Taylor. “Estar longe deles metade do tempo foi uma das grandes perdas da minha vida. Chorava horas todo fim de semana. Você sente muita saudade.”

“Vocês realmente tentaram fazer dar certo?”

Não. Os advogados estavam a postos depois da primeira briga. É claro que tentamos todas as opções para fazer dar certo.

“Minha vontade é dizer para essas pessoas: ‘Com licença, como você pode saber que não tentamos?’, diz Jami Dedman. “Ah, se eles fossem moscas nas paredes da minha casa.”

“Nunca gostamos do seu ex, mesmo.”

Variações dessa frase especial: “Você não estavam com a cabeça no lugar quando casou com ele”, “A gente tentou te avisar”, e qualquer outra coisa na linha do “Eu te disse”.

“Entendo; você acha meu ex um idiota. Entendo que você diz isso como um elogio, mas não ajuda a superar o divórcio”, diz Missie Stephens.

“Bola pra frente.”

Sim, essa é a ideia. Mas não é fácil não ficar pensando no que você fez errado, ou como sente saudade da vida a dois. Não existe prazo definido para isso.

“É como se as pessoas achassem que você está arrasado de propósito, que não quer sair do buraco”, diz Chris Burcher. “Se você não passou por um divórcio, não pode me dizer ‘bola pra frente’.”

“Então, você acha que vai casar de novo?”

Essa é a coisa mais audaciosa a dizer para uma pessoa divorciada.

“Dá para notar pelo jeito que as pessoas perguntam que elas acreditam que o casamento é essencial para uma vida plena”, diz Austin Blood. “Minha resposta, pelo menos agora, é curta: ‘Não, obrigado. Já sei como é.”

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

11 coisas que você jamais deveria dizer a pais e mães solteiros

5 motivos para você fazer sexo com seu marido todas as noites

8 coisas que pais adotivos jamais devem fazer