NOTÍCIAS
19/05/2015 20:08 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

9 serviços que todos os bancos devem oferecer gratuitamente aos clientes

Divulgação/Blog da Previdência/Nicolas Gomes

A reputação dos bancos na ótica do cliente não anda nada boa. Mais da metade dos clientes teve problemas com o banco e seus serviços nos últimos meses, de acordo com uma pesquisa realizada pela Proteste - Associação dos Consumidores. De uma escala que vai de zero a 100, a satisfação média dos entrevistados foi de 60 pontos.

As principais reclamações dos clientes estão relacionadas às taxas bancárias, aos juros cobrados e ao tempo de atendimento. Segundo a associação, entre os entrevistados, 18% não sabem o quanto pagam de tarifa para manter suas contas.

Por isso, saber sobre seus direitos ao contratar qualquer serviço bancário é fundamental para não cair em ciladas ou pagar por algo que deveria ser gratuito. Em seu blog, a Fundação Procon-SP listou alguns serviços que os bancos não podem cobrar taxas aos clientes.

Por exemplo, sabia que todos os correntistas têm direito a receber dois extratos gratuitos, contendo toda a movimentação dos últimos 30 dias, e que a verificação por internet é gratuita? Além disso, ficar de olho na sua conta é essencial para saber se algum serviço está sendo cobrado sem sua solicitação ou se houve algum problema com débito automático.

"Se houver alguma tarifa ou encargos de serviços não solicitado, faça fazer valer os seus direitos e reclame junto aos órgãos de defesa do consumidor", orienta a fundação.

Ela acrescenta que, se você usa pouco os serviços bancários, é melhor não contratar pacotes oferecidos pelos bancos, já que você tem direito aos serviços mais básicos de forma gratuita. Confira:

Galeria de Fotos Serviços gratuitos bancários que você tem direito: Veja Fotos