NOTÍCIAS
12/05/2015 21:57 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Campanha cria mesa de pinball contra uso de anabolizantes

Uma campanha publicitária inusitada criou mesas de pinball para chamar atenção aos riscos acarretados pelo uso de anabolizantes. A execução é do Estúdio Ícone, para a agência FCB, e a veiculação será na rede carioca de academias RioSport. O objetivo é mostrar de forma criativa as consequências do uso dessas substâncias. "Num primeiro olhar, um jogo bem divertido. Mas para quem entra, é game over na certa".

As imagens são modelagens tridimensionais de mesas de pinball, mas de acordo com Marcio Botelho, do Estúdio Ícone, foram criadas de acordo com os padrões das mesas reais e poderiam perfeitamente ser construídas. Foram utilizados vários elementos visuais que mostram os fatores negativos decorrentes dos usos de anabolizantes.

Segundo o site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, tanto nos homens quanto nas mulheres, o uso de anabolizantes pode levar a um aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis como AIDS e Hepatite.

No caso dos homens ainda pode causar aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozoides e calvície.

Para as mulheres, os anabolizantes podem gerar características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pelos além do normal, além de aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite.

Os anabolizantes são esteróides androgênicos anabólicos, normalmente derivados da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular.

Em alguns casos o uso de anabolizantes pode ser recomendado, mas deve ser prescritos sob orientação médica. Em geral são utilizados para repor o hormônio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes aidéticos a recuperar peso.

LEIA MAIS:

- Beisebol, caratê, squash, skate e surf podem entrar nas Olimpíadas de 2020

- Parque sem Allianz: CBF revolta torcida do Palmeiras ao mandar cobrir nome

- É ELE quem terá a missão de dar o ouro olímpico no futebol ao Brasil em 2016