COMPORTAMENTO
11/05/2015 02:12 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:03 -02

Fotógrafa cria plataforma para valorizar mulheres e histórias autênticas

A fotógrafa Jade Beall quer criar um novo tipo de site para mulheres — um que mostre retratos inalterados tirados por fotógrafos ao redor do mundo, acompanhados pelas histórias delas.

Algumas imagens abaixo podem ser consideradas NSFW ("Não adequado para o ambiente de trabalho”).

Beall, a fotógrafa por trás de The Bodies Of Mothers (Os Corpos das Mães), está atualmente levantando fundos para a campanha “You Are Beautiful" (Você É Bonita), que ela descreveu ao The Huffington Post como “uma nova e radical plataforma de mídia de fotógrafas mulheres de todo o mundo, para que contribuam com imagens sem retoques de photoshop e inspirem histórias de mulheres para promover uma autoestima saudável, amor próprio e empoderamento das mulheres e de nossos pequeninos.”

O site irá mostrar retratos de mulheres acompanhados pelas narrativas sobre suas vidas e corpos.

body image

“Meu corpo é o corpo de uma mãe. Posso não gostar sempre de cada gordurinha e marca que vejo. Mas lembrarei daquela clareza sob a perspectiva de uma criança. Este corpo abrigou cada um dos meus quatro filhos e alimentou e nutriu cada um deles. E, pelo menos por isso, não posso deixar de amá-lo.”

Beall está reformulando seu site atual, A Beautiful Body (Um Corpo Bonito), para criar a página You Are Beautiful. Ela espera que o novo site seja uma fonte de apoio e senso de comunidade para mulheres que enfrentam dificuldades em suas vidas, como a páginal atual tem sido.

“Tantas mulheres se sentem sozinhas e sem apoio ao lidar com as mudanças em seus corpos, passando pela gravidez, pós-parto, abortos, distúrbios alimentares, depressão, ganho de peso, câncer, doença e acidentes”, escreveu. “O projeto Beautiful Body tem sido uma tábua de salvação para milhares de mulheres em todo o mundo.”

Veja alguns desses retratos deslumbrantes e trechos das histórias dessas mulheres abaixo, e aprenda mais sobre o projeto You Are Beautiful aqui (em inglês).

“Quando olho uma fotografia minha, zero todas minhas falhas — flacidez extra, papada, olhos muito próximos, celulite, pele desbotada. Poderia continuar indo além. Posso parecer e me sentir fabulosa, mas então olho uma foto daquele momento e odeio o que vejo.”

“Sei que todas essas coisas são o que me tornaram o que sou hoje e deveria estar orgulhosa de minhas marcas internas e externas. Meus seios caídos e estrias são histórias de jornadas de criação e crescimento dos meus cinco milagres. Tento me lembrar disso diariamente.”

“Para mim é triste como a palavra ‘bonito’ tem sido tão banalizada por nossa cultura, e agora se aplica apenas a um tipo (muito limitado) de aparência física. A beleza não é apenas atração física, e atração física varia de cultura para cultura, época e preferências individuais das pessoas. Digo aos meus filhos que eles são bonitos no sentido real... são criaturas incríveis capazes de muita coisa.”

“Quando vejo outras mulheres fazendo coisas que não entendo e adotando um hábito não autêntico quero ‘julgar’. Mas então lembro da minha verdade e sorrio por dentro: o modo único de viver delas que não entendo e sobre o qual não preciso fazer suposições é uma oportunidade incrível de expandir minha capacidade de amor e entendimento deste mundo onde somos humanos!”

“O que é importante é que não restringi em 49 dias. O que é importante é que não acordo todas as manhãs em pânico sobre o que comi no dia anterior. O que é importante é que posso me ajudar a dominar um ataque de ansiedade. É importante que meu monólogo interior seja de amor, com muitos lembretes e afirmações reformuladas. É importante que eu esteja aqui. Que eu possa escrever isso.”

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 10 coisas que sua mãe nunca te contou

- A foto de uma mãe de biquíni inspira outras mulheres a exibirem seus corpos com orgulho

- Bonita é a mãe!

Galeria de Fotos Projeto 'You Are Beautiful' Veja Fotos