NOTÍCIAS
10/05/2015 20:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:03 -02

Ministro indiano diz que rega as plantas com a própria urina

AP

NOVA DÉLHI — Gadkari, Gadkari, sempre do contra, como cresce seu jardim?

O conselho que o ministro da União indiana Nitin Gadkari deu a jardineiros novatos não tem nada a ver com sininhos de prata, conchas ou uma fila de belas moças (como diz a letra de uma ciranda tradicional inglesa). Em um evento em Nagpur no domingo, o líder do Partido Bharatiya Janata disse que rega as plantas de sua residência em Délhi com urina que ele coleta num latão de 50 litros.

Na realidade, ele recomendou à plateia adotar essa prática para cultivar plantas “maiores” (e melhores). Gadkari, ministro dos Transportes Rodoviários e das Rodovias Nacionais, explicou que rega as plantas com sua própria urina porque a urina é um adubo barato.

Coleto a urina num latão de 50 litros”, disse Gadkari, falando no idioma marathi em um vídeo da ABP Majha.

“Eu chamei o jardineiro e lhe mandei regar algumas plantas com a urina. A diferença foi enorme: a planta regada com a urina ficou 50% maior que as outras.”

Gadkari disse que sentia vergonha de compartilhar essas informações, mas as revelou mesmo assim. E, como se isso já não fosse demais, ele ainda revelou que coleta sua urina diariamente num recipiente de plástico e de lá a transfere para o latão maior, de 50 litros.

“Tenho mais ou menos um acre (4.000 metros quadrados) de terra arável no terreno de minha casa, onde planto algumas árvores e legumes. Isto (a urina) é adubo caseiro gratuito. No momento estou contando a vocês apenas sobre a urina e não vou revelar mais que isso.”

Gadkari recomendou aos presentes manterem um latão de 50 litros à mão e armazenar sua urina nele, porque o líquido contém compostos de ureia e nitrogênio.

“Se você regar uma laranjeira com a urina, pode observar como ela vai crescer”, explicou. “Você vai observar que as flores e os frutos da planta vão aumentar muito. Isso prova que a urina é um ótimo adubo."

Veja abaixo o discurso completo de Gadkari em marathi.