NOTÍCIAS
09/05/2015 11:03 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:03 -02

Ex-presidente uruguaio José ‘Pepe' Mujica nega ao Estadão que Lula tenha admitido conhecimento do mensalão

Matilde Campodonico/AP

Afinal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ou não ter conhecimento do esquema do mensalão ao colega uruguaio José ‘Pepe’ Mujica? Após notícias desencontradas, umas garantindo que sim, e outras dizendo que não, o próprio Mujica resolveu falar e negou que tenha falando “com qualquer brasileiro”, incluindo Lula, sobre o esquema de corrupção mais famoso da história recente do Brasil.

“Lula jamais falou em mensalão nas conversas comigo. Uma vez me disse que, por ter uma minoria parlamentar, o chantageavam”, disse Mujica ao jornal O Estado de S. Paulo. A suposta admissão de culpa do petista consta na obra autobiográfica Una Oveja Negra al Poder (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), escrita pelos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz. Para Mujica, “se os jornalistas escreveram isso, é por conta deles”.

Mujica comentou que as conversas com Lula sempre passavam por “pressões e chantagens” que o ex-presidente recebia, mas nunca acerca de dinheiro e corrupção. Segundo o ex-presidente do Uruguai, o problema acomete todo o mundo e tem ligação com o poder econômico dos empresários. Ele disse ainda ver Lula como “um capitão político da América”. “Me atreveria a dizer que é o maior presidente que o Brasil já teve”, emendou.

Na mesma entrevista ao Estadão, Mujica ainda defendeu a presidente Dilma Rousseff (PT), avaliando que ela “está enfrentando meios muito poderosos” e que a petista “não tem o perfil de uma pessoa corruptível”.

Interpretações marcam entrevistas com autor de livro

Um dos autores da obra de Mujica, o jornalista Andrés Danza deu duas entrevistas com dois pontos de vista sobre a fala de Lula a Mujica sobre o mensalão. Na tarde desta sexta-feira (9), ao G1, ele negou que a frase polêmica que seria uma suposta ‘admissão de culpa’. “Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”.

A entrevista ao G1 foi compartilhada pelo Instituto Lula como uma forma de dar uma resposta aos questionamentos sobre o tema encaminhados ao longo do dia pela imprensa.

Site G1, da Globo, desmente matéria de O Globo sobre Mujica e LulaO site de notícias G1, das Organizações Globo, ouviu...

Posted by Lula on Sexta, 8 de maio de 2015

Ainda na sexta-feira, mas na parte da noite, a Veja publicou uma outra entrevista com Danza, na qual ele afirmou que “Lula não usou especificamente a expressão ‘mensalão’” na conversa com Mujica, em 2010, porém o jornalista garantiu que, para o ex-presidente uruguaio, “ficou claro que ele estava se referindo especificamente ao mensalão”.

LEIA TAMBÉM

- Os tesoureiros do PT: em menos de dois anos, dois foram presos

- PT e PSDB debatem na Câmara quem é mais corrupto

- Mensalão tucano se arrasta e pode beneficiar Azeredo com prescrição em breve