MULHERES
06/05/2015 22:49 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Dia das Mães terá pedalada feminista

Getty Images

O dia 10 de maio não é só o Dia das Mães. Nessa data também se comemora o Dia Internacional das Mulheres Ciclistas, uma data que busca empoderar a figura feminina no trânsito, especialmente quando está sobre uma bicicleta.

A desigualdade de gênero ainda é uma realidade no Brasil e o problema se acentua quando as mulheres estão pedalando, porque o assédio pode ser mortal. Ainda assim, o número de ciclistas do sexo feminino vem aumentando. Nos Estados Unidos, cerca de 60% das donas de bicicletas são mulheres, segundo pesquisa da Liga Americana de Ciclistas.

Para dar mais visibilidade a essa questão foi organizado o evento Cyclofemme, que já contabiliza 272 cidades de 20 países diferentes cadastradas no site oficial. No Brasil, por enquanto só tem uma pedalada programada para acontecer em São Paulo, no dia 10 de maio, às 10h, no Largo do Arouche.

A organização é do grupo de trabalho sobre gênero do coletivo Ciclocidade, que promove o uso da bicicleta como meio de transporte.

O objetivo da pedalada é "honrar o passado e a emancipação de nossas avós e bisavós, pela liberdade de escolher e pela chance de usarem calças; celebrar o presente e as ciclistas que por aí pedalam, inspirando mulheres a pedalar mais, superar limites, romper barreiras e compartilhar o amor pela bicicleta; empoderar o futuro de mulheres ciclistas e a oportunidade de uma mudança social positiva”.