COMPORTAMENTO
06/05/2015 17:47 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

11 imagens mostram os estágios que relação entre mãe e filha passam

Julia Fullerton-Batten

O vinculo entre uma mãe e uma filha muda ao longo do tempo, enfrentando novos desafios em todas as fases da vida. Independentemente se o seu relacionamento mãe-filha é amoroso, fragilizado, pleno ou todos os itens anteriores, sempre será complexo.

A fotógrafa e artista Julia Fullerton-Batten aborda essas complexidades em sua série de fotos de 2012, "Mothers And Daughters" (Mães e Filhas). Embora Fullerton-Batten tenha divulgado as imagens há alguns anos, as emoções que elas capturam ainda tocam qualquer mulher que tenha um forte relacionamento com a mãe e/ou filha.

A série retrata 20 pares de mães e filhas na vida real, com graus variados de proximidade e distância. Cada foto mostra uma dupla de mulheres em seus ambientes com o objetivo de capturar o verdadeiro vínculo emocional entre as duas. “Percebi o quanto a fragilidade e vulnerabilidade das mulheres estão plenamente expostas na relação mãe-filha”, disse Fullerton-Batten ao The Huffington Post.

A fotógrafa disse que direcionou um pouco as duas mulheres em cada imagem, mas também deixou que as relações de cada mãe e filha se refletissem nas poses que acabaram saindo nas fotos. As fotografias finais expõem uma bela síntese da perspectiva de Fullerton-Batten como filha e neta, e a relação de cada dupla de mulher.

“Com o passar do tempo, a relação [mãe-filha] muda significativamente. O bebê nos braços ainda está totalmente dependente da mãe, mas no outro extremo da escala etária, a mãe muitas vezes se torna dependente da filha para satisfazer suas necessidades emocionais”, escreveu Fullerton-Batten ao descrever seu trabalho. “No relacionamento adulto, a intimidade do vínculo é estabelecida no amor, nas dificuldades e na rivalidade de um tempo de vida compartilhado, levando à maturidade do entendimento e aceitação do outro. Entre a infância e a idade adulta, o espectro completo de emoções é vivenciado. Minhas imagens tentam capturar todos esses diferentes estágios nessa relação extremamente especial.”

Fullerton-Batten disse que o projeto é “tanto documental quanto biográfico”, já que a série também ilustra as lembranças de sua relação e a das irmãs com a mãe, e a relação entre sua mãe e sua avó.

Confira 11 imagens da série de Fullerton-Batten abaixo.

"The Party Is Over" (A Festa Acabou)

"A festa acabou"

"O Divórcio"

"Boneca de Porcelana"

"Coisas Muito Novas"

"Momentos Íntimos"

"Reflexão Adolescente"

"Tensões Interiores"

"Lembranças"

"Queimando o Passado"