COMPORTAMENTO
06/05/2015 17:47 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

11 imagens mostram os estágios que relação entre mãe e filha passam

Julia Fullerton-Batten

O vinculo entre uma mãe e uma filha muda ao longo do tempo, enfrentando novos desafios em todas as fases da vida. Independentemente se o seu relacionamento mãe-filha é amoroso, fragilizado, pleno ou todos os itens anteriores, sempre será complexo.

A fotógrafa e artista Julia Fullerton-Batten aborda essas complexidades em sua série de fotos de 2012, "Mothers And Daughters" (Mães e Filhas). Embora Fullerton-Batten tenha divulgado as imagens há alguns anos, as emoções que elas capturam ainda tocam qualquer mulher que tenha um forte relacionamento com a mãe e/ou filha.

A série retrata 20 pares de mães e filhas na vida real, com graus variados de proximidade e distância. Cada foto mostra uma dupla de mulheres em seus ambientes com o objetivo de capturar o verdadeiro vínculo emocional entre as duas. “Percebi o quanto a fragilidade e vulnerabilidade das mulheres estão plenamente expostas na relação mãe-filha”, disse Fullerton-Batten ao The Huffington Post.

A fotógrafa disse que direcionou um pouco as duas mulheres em cada imagem, mas também deixou que as relações de cada mãe e filha se refletissem nas poses que acabaram saindo nas fotos. As fotografias finais expõem uma bela síntese da perspectiva de Fullerton-Batten como filha e neta, e a relação de cada dupla de mulher.

“Com o passar do tempo, a relação [mãe-filha] muda significativamente. O bebê nos braços ainda está totalmente dependente da mãe, mas no outro extremo da escala etária, a mãe muitas vezes se torna dependente da filha para satisfazer suas necessidades emocionais”, escreveu Fullerton-Batten ao descrever seu trabalho. “No relacionamento adulto, a intimidade do vínculo é estabelecida no amor, nas dificuldades e na rivalidade de um tempo de vida compartilhado, levando à maturidade do entendimento e aceitação do outro. Entre a infância e a idade adulta, o espectro completo de emoções é vivenciado. Minhas imagens tentam capturar todos esses diferentes estágios nessa relação extremamente especial.”

Fullerton-Batten disse que o projeto é “tanto documental quanto biográfico”, já que a série também ilustra as lembranças de sua relação e a das irmãs com a mãe, e a relação entre sua mãe e sua avó.

Confira 11 imagens da série de Fullerton-Batten abaixo.

"The Party Is Over" (A Festa Acabou)

the party is over

"A festa acabou"

the divorce

"O Divórcio"

alabaster doll

"Boneca de Porcelana"

pretty new things

"Coisas Muito Novas"

intimate moments

"Momentos Íntimos"

teenage reflection

"Reflexão Adolescente"

inner tensions

"Tensões Interiores"

memories

"Lembranças"

burning the past

"Queimando o Passado"

alone again

"Novamente Sozinha"

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

6 coisas que mães de menina irão descobrir após a maternidade (FOTOS)

Menina dá bronca em pais que riram da apresentação dela (VÍDEO)

Agora que eu tenho uma nova chance, é este o tipo de mãe que eu quero ser