NOTÍCIAS
26/04/2015 14:55 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Brasileiros criam grupo no Facebook para ajudar vítimas de tragédia no Nepal

Reuters

Comovidos pela tragédia no Nepal, um grupo de brasileiros decidiu criar uma página no Facebook para ajudar as vítimas do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o país nesse sábado (25). O objetivo é ajudar a localizar brasileiros considerados desaparecidos, divulgar campanhas de doação e trocar informações sobre a situação no país.

Criado na manhã deste domingo (26), o AJUDA NEPAL - grupo brasileiro colaborativo já contava com 130 membros até o início desta tarde.

"Estamos a milhão desde ontem, quando soubemos do terremoto", conta o oceanógrafo João Pedro Demore, que já visitou o Nepal duas vezes e tem diversos amigos na região. Ele criou a página junto com o amigo Guilherme Samel, que já trabalhou como guia em Katmandu e conhece bem o local. "Como a gente percebeu que ainda havia muitos brasileiros dos quais não se tinha notícia, a gente começou a mobilizar nossos contatos lá", conta Demore.

De acordo com o Itamaraty, há registro de 79 brasileiros no país. Desses, 54 já foram localizados e estão bem, segundo informações do G1. Até o momento, não há informações de brasileiros entre as vítimas do terremoto.

Demore tenta tranquilizar os amigos e familiares de quem ainda não foi localizado: "A gente tem quase certeza de que está tudo bem com essas pessoas. Mas há uma dificuldade de comunicação muito grande lá. O acesso à internet é difícil", explica.

O governo nepalês contabilizava, até a tarde deste domingo, 2.263 mortos, além de 5.800 feridos. Agora, uma das principais preocupações do grupo é reunir informações sobre como ajudar as vítimas da tragédia.

"[Os nepaleses] estão com muita dificuldade de logística. Está todo mundo dormindo na rua porque os tremores ainda estão acontecendo. Agora, está começando a chover e os aviões não conseguem pousar. Falta comida e água e, daqui a pouco, vai começar a faltar remédio também", alerta Demore.

Veja, abaixo, uma lista de sites que recebem doações para auxiliar os nepaleses:

Live to Love

Save the Children

Care

Unicef

Ammado

Galeria de Fotos Terremoto no Nepal Veja Fotos