NOTÍCIAS
25/04/2015 13:11 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Praça localizada em patrimônio Mundial da Unesco fica destruída após terremoto no Nepal

Montagem/Wikipedia/Prasanna Ratna Bajracharya

A praça Darbar Basantapur, em Katmandu, capital do Nepal, ficou destruída após um terremoto atingir o país neste sábado (25). O local é considerado o coração da cidade e, junto com outras duas praças, está situada no vale de Katmandu, que faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco.

O nepalês Prasanna Ratna Bajracharya, de 32 anos, que mora a 15 minutos do local, contou ao Brasil Post que o cenário é de "absolutamente bagunça". Bajracharya explica que a população foi instruída a permanecer fora de suas casas porque ainda estão ocorrendo novos tremores. Segundo ele, foram ao menos 20 desde o primeiro, ocorrido às 11h50 locais (3h11, no horário de Brasília).

Com magnitude 7,8, este é o pior terremoto no país em 81 anos. Seu epicentro foi a 80 km da segunda maior cidade do Nepal, Pokhara.

O número de mortos no Nepal é de ao menos 1.130, de acordo com balanço das autoridades locais divulgado pela agência Associated Press. Mais 34 mortos foram registrados no norte da Índia e um em Bangladesh. O terremoto foi superficial em termos de profundidade, o que intensificou sua força destrutiva.

O terremoto gerou ainda uma avalanche no Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, matando ao menos 18 montanhistas e derrubou uma histórica torre do século 19.

Galeria de Fotos Terremoto no Nepal Veja Fotos