NOTÍCIAS
17/04/2015 16:53 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Empresas indianas começam a abandonar a iniciativa internet.org

ASSOCIATED PRESS
Facebook CEO Mark Zuckerberg addresses the internet.org summit in New Delhi, India, Thursday, Oct.9, 2014. (AP Photo/Press Trust of India) INDIA OUT

Um dia depois da saída da Flipkart da plataforma Airtel Zero, a Cleartrip, a NDTV, a Newshunt e o Times Group anunciaram hoje que estão saindo da iniciativa Internet.org, do Facebook.

O Times Group vai retirar o TimesJobs e o Maharashtra Times do Internet.org e se comprometeu a sair do Internet.org se seus concorrentes diretos - India Today, NDTV, IBNLive, NewsHunt e BBC - também saírem.

A NDTV está comprometida com a neutralidade da rede e, portanto, está saindo e não fará mais parte da iniciativa Internet.org, do Facebook.

Pranoy Roy, co-fundador e co-presidente executivo da NDTV, escrevey no Twitter que sua empresa também está comprometida com a neutralidade da rede e, portanto, está abandonando a iniciativa Internet.org.

Lançada como uma iniciativa para melhorar o acesso à internet, a Internet.org é uma parceira entre o Facebook e sete empresas de telefonia celular. O projeto foi lançado em oito países, incluindo a Índia, desde agosto de 2013.

O Facebook se associou à Reliance Communications para lançar o aplicativo em fevereiro. Ele oferece acesso gratuito a porções limitadas da internet, incluindo 37 sites ou aplicativos além do Facebook.

A Cleartrip postou em seu blog que havia se retirado da parceria com a Internet.org, afirmando que ela ia contra seu DNA e que seria impossível fingir não haver um conflito de interesses.

Hora de estabelecer limites, a Cleartrip está saindo da Internet.org e defendendo a #NeutralidadeDaRede

A Cleartrip defende a #NeutralidadeDaRede

Nas últimas semanas, um debate acalorado sobre a neutralidade da rede veio a primeiro plano, não apenas entre os digerati da Índia, mas também na mídia tradicional

@Flipkart Para você também. A liberdade não é gratuita, precisamos lutar por ela. #NeutralidadeDaRede

@Cleatrip "A revolução não é uma maçã que cai da árvore quando está madura. Você tem de fazê-la cair."

Olá @NewsHuntapp - quando vocês vão acompanhar @cleartrip, @Timesinternet e @ndtv e deixarão o @internet_org?

@r0h1n apoiamos completamente a neutralidade da rede. Saímos do internet.org esta semana @Cleartrip @Timesinternet @ndtv

Enquanto isso, a campanha SaveTheInternet enviou 600.990 emails para o TRAI, segundo o twitter da NetNeutrality India

.@NewsHuntapp Olá. Bem-vindos à equipe #NetNeutrality!@flipkart @ndtv@Cleartrip

Um executivo do Times teria dito que apoiar a neutralidade da rede cria um jogo de regras claras, e o Times Group vai liderar o esforço por uma internet neutra.

Declaração oficial do blog corporativo do Times Internet:

"No caso das propriedades do grupo como TimesJobs e Maharashtra Times, cujos concorrentes não estão em plataformas gratuitas, essas propriedades sairão do Internet.org. Em relação ao Times of India, o grupo se compromete a sair do Internet.org se seus concorrentes diretos - India Today, NDTV, IBNLive, NewsHunt e BBC - também saírem. O grupo também incentiva outras publicações - Dainik Jagran, Aaj Tak, Amar Ujala, Maalai Malar, Reuters e Cricinfo - a unir-se à campanha em nome da neutralidade da rede e a sair dos esquemas gratuitos."

Declaração oficial da Cleartrip:

"Algumas semanas atrás, o Facebook entrou em contato e pediu que participássemos da iniciativa Internet.org com a intenção de entregar um de nossos produtos mais acessíveis para as partes mais malservidas do país. Não havia acordo de receitas entre nós e a Internet.org ou qualquer um de seus particantes - não recebemos nem pagamos nada para participar. Além disso, não ganhamos nenhum dinheiro com aquele produto. Como não havia nenhum dinheiro trocando de mãos, genuinamente acreditamos que estávamos contribuindo com uma causa social.

Mas o recente debate acerta da #NeutralidadeDaRede nos fez repensar nossa abordagem em relação à Internet.org e ao envolvimento de grandes corporações na escolha de quem vai ter acesso a que e com que velocidade. O que começou com um serviço de buscas simples agora nos preocupa, pois há uma suposta influência na tomada de decisão dos consumidores, que são forçados a escolher entre poucas opções. Isso é contra nosso DNA.

Apesar de nossa intenção original ser nobre, é impossível fingir que não há conflito de interesses (real e percebido) em nossa decisão de participar da Internet.org. À luz disso, a Cleartrip se retira da parceria com a Internet.org.

Acreditamos que a internet gere igualdade e que a liberdade da internet seja crucial para a inovação. A Cleartrip tem e sempre terá um compromisso pleno com a #NeutralidadeDaRede."

A lista de 38 sites da internet.org inclui Facebook, Wikipedia, Bing, 12 sites de notícias excluindo o cricinfo.com, três sites de empregos (babajobs, Jagran Josh e TimesJobs) e vários sites de saúde, crianças e previsão do tempo. Eis a lista completa de serviços no Internet.org.

Aaj Tak: Notícias em Hindi

AccuWeather: Previsão do tempo

amarujala.com: Notícias em Hindi

AP Speaks: Entre em contato com o governo local

Babajob: Procura de empregos

BabyCenter & MAMA: Informações sobre gravidez e cuidado com crianças

BBC News: Notícias de todo o mundo

Bing Search: Busca

Cleartrip: Informações e passagens de trem e avião

Daily Bhaskar: Notícias locais

Dictionary.com: Dicionário

ESPN Cricinfo: Notícias sobre críquete

Facebook: Rede social

Facts for Life: Informações de saúde e higiene

Girl Effect: Artigos para meninas

HungamaPlay: Música

IBNLive: Notícias

iLearn: Informações sobre mulheres empreendedoras

India Today: Notícias locais

Internet Basics: Informações básicas sobre a internet

Jagran: Notícias locais

Jagran Josh: Informações sobre educação e carreira

Maalai Malar: Notícias em tâmil

Maharashtra Times: Notícias em marathi

Malaria No More: Informações sobre malária

manoramanews.com: Notícias locais

Messenger: Mensagens instantâneas

NDTV: Notícias

Newshunt: Notícias em inglês

OLX: Site de leilão

Reliance Astrology: Horóscopo

Reuters Market Lite: Informações para agricultores

Socialblood: Site para doadores de sangue

Times of India: Notícias

TimesJobs: Site de empregos

Translator: Tradução

Wikipedia: Enciclopédia

wikiHow: Site de faça-você-mesmo

Onde é dirigido o debate neutralidade da rede:

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost India e traduzido do inglês.