NOTÍCIAS
12/04/2015 17:41 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:47 -02

Don McLean explica o significado da sua canção 'American Pie'

Kristian Dowling via Getty Images
BYRON BAY, AUSTRALIA - MARCH 21: Don McLean performs on stage during day two of the East Coast Blues & Roots Festival on March 21, 2008 in Byron Bay, Australia. (Photo by Kristian Dowling/Getty Images)

O manuscrito da canção "American Pie", de Don McLean, foi leiloado nesta terça e vendido por 1,2 milhões de dólares. Embora ele nunca tenha falado publicamente sobre o significado enigmático da canção, McLean meio que deixou escapar no catálogo da casa de leilões Christie.

"Basicamente, as coisas em 'American Pie' estão indo na direção errada", disse McLean na entrevista. "É cada vez menos idealizado, menos romântico. Eu não sei se você consideraria isso certo ou errado, mas, de certa forma, é uma canção meio moralista. Eu estava por volta dos anos 70 e agora eu estou em 2015... não há poesia e muito menos romance em mais nada, por isso estamos realmente na última fase de 'American Pie'."

McLean foi cauteloso sobre a música durante décadas, mas sempre insistiu que "American Pie" foi inspirada nos músicos Buddy Holly, Ritchie Valens e JP "The Big Bopper" Richardson, que morreu em um trágico acidente de avião em 3 de fevereiro de 1959. Esse dia ficou conhecido como " o dia em que a música morreu". Mas McLean nunca explicou as mais de 800 palavras da canção que ele escreveu 13 anos depois do acidente. "Essa música não aconteceu assim do nada", disse McLean em 1982. "Ela surgiu das minhas experiências.

'American Pie' fazia parte do meu processo de auto despertar; uma viagem mística para o meu passado".

Em entrevista recente na Christie, ele chama a faixa de "uma fotografia indescritível da América que eu tentei capturar em palavras e música."

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

16 nomes de bebês que saíram direto das suas músicas preferidas dos Beatles (FOTOS)

Mensagem oculta? A última música de cada disco do Charlie Brown Jr.

A realização do sonho de viver de música... Ou melhor, de escrever de música