NOTÍCIAS
10/04/2015 20:35 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Vereadores do Recife debatem o fim das festas 'open bar'

Reprodução/Facebook

Os vereadores da Câmara Municipal do Recife estão discutindo a possibilidade de aprovar um projeto de lei que pretende proibir as festas 'open bar'. Para o autor do projeto, Luiz Eustáquio (PT), a medida ajudará a diminuir os riscos do "consumo danoso e sem controle" de álcool.

De acordo com o vereador, Recife é a terceira capital com o maior crescimento de consumo de bebida alcóolica nos últimos cinco anos. “O Open Bar facilita a venda de bebida com verocidade. Está claro que ele aumenta o consumo da bebida, pois não há limite prudencial para se parar de beber”, disse Eustáquio.

O texto prevê multa de até R$ 20 mil para quem descumprir a lei, válida para bares, restaurantes, boates, casas de shows, pátio de eventos, camarotes carnavalesco, sítios, terrenos baldios, estacionamentos, teatros, escolas, faculdades, universidades e clubes de lazer ou esportivo.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, participou de audiência pública para debater o assunto nesta quinta-feira (9). Ela defendeu a aprovação do projeto de lei e fez críticas a esse tipo de festa que, segundo ela, "acelera e banaliza o consumo do álcool”:

"Esse formato de festa tem atraído um grande público, sobretudo jovens que nem sempre têm discernimento sobre os efeitos nocivos que essa droga provoca"