NOTÍCIAS
09/04/2015 18:11 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:46 -02

Prefeitura de SP lança contador de ciclistas com transmissão de vídeo em tempo real

Pedro Sibahi

A partir de agora, quando você ouvir alguém dizer que ninguém usa as ciclovias em São Paulo, pode mandar ir contar ciclistas.

A prefeitura da cidade lançou uma ferramenta que filma um trecho da ciclovia localizada na Avenida Faria Lima, com um aplicativo que conta em tempo real a quantidade de ciclistas passando em cada sentido.

Apenas nesta quinta-feira, 9 de abril, às 18h haviam passado mais de 1350 ciclistas no ponto monitorado.

A inciativa é parte de um projeto da prefeitura chamado São Paulo Aberta, que segundo o site oficial, "visa articular, integrar e fomentar ações de governo aberto".

Essas ações incluem "ampliar os processos de participação na tomada de decisões; garantir a transparência, por meio do acesso às informações públicas; desenvolver processos que estimulem a integridade e reponsabilização do poder público e seus agentes; fomentar a criação e uso de ferramentas de inovação tecnológica e social".

Parte desse projeto, o contador de ciclistas é uma iniciativa experimental do LabProdam (Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo), que filma em tempo real a ciclovia da Faria Lima e conta quantos ciclistas passam por lá diariamente.

Confira abaixo o monitor em tempo real: