NOTÍCIAS
06/04/2015 17:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Mutirão vai oficializar a união de cerca de 100 casais homoafetivos no DF

Clarice Castro/GERJ

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal vai fazer o primeiro mutirão de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. De acordo com o Correio Braziliense, a previsão é que cerca de 100 casais participem. O local e a data ainda não foram definidos, mas as inscrições já foram encerradas.

O mutirão faz parte do programa Alma Gêmea. Quem participa do projeto tem direito a cabelereiro, manicure, massagista e alimentação.

No ano passado, o cenário das uniões do programa foi o Estádio Nacional Mané Garrincha, reformado para a Copa do Mundo. Na época, 100 casais heterossexuais participaram da cerimônia.

Casamento homoafetivo pode? Sim!

Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça autorizou o casamento civil de pessoas do mesmo sexo em todo o Brasil. A resolução 175/2013 converte a união estável, permitida pelo STF, em casamento. Os cartórios foram proibidos de se recusar a fazer esse tipo de celebração.

No fim do ano passado, o Rio de Janeiro fez o maior casamento coletivo gay do mundo. Foram 160 casais, de acordo com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio (SEASDH) e a foi a quinta edição da cerimônia coletiva homoafetiva do estado.