NOTÍCIAS
06/04/2015 11:50 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Casal lésbico relata caso de homofobia em restaurante do interior de São Paulo

Montagem/iStock e Facebook

Uma promoção em um restaurante de comida japonesa está dando o que falar em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O motivo é uma denúncia de homofobia que um casal lésbico teria sofrido no estabelecimento. O preço promocional do rodízio só seria válido para casais formados por um homem e uma mulher.

De acordo com a denúncia, postada no Facebook de um amiga do casal homossexual, um garçom do restaurante tentou explicar os termos da promoção – o qual dava um desconto de R$ 30 no rodízio para cada casal – de uma forma bizarra.

“Ele começou dizendo que a casa não tinha nada a ver com a relação afetiva das pessoas e então, pegou dois molhos shoyo que estavam sobre a mesa e os colocou lado a lado, informando que um molho era ‘premium’ e o outro ‘light’ e por isso eram considerados um casal, ou seja, se fossem dois molhos ‘light’ juntos não seria considerado um casal”, disse.

[DENÚNCIA DE LESBOFOBIA EM RESTAURANTE DE RIBEIRÃO PRETO]Um casal de amigas sofreu discriminação no restaurante Shogá....

Posted by Natália Feitosa on Terça, 24 de março de 2015

As duas meninas registraram um boletim de ocorrência na Polícia Civil por constrangimento ilegal, e o caso já é do conhecimento da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Segundo a lei estadual 10.948/01, as punições por discriminação por orientação sexual vão desde uma advertência até multa e cassação da licença de funcionamento do estabelecimento.

Ao G1, uma das vítimas contou que a promoção englobava até mesmo um casal formado por irmãos, desde que fosse um homem e uma mulher. “Quando já estávamos do lado de fora, ele acabou falando que não solicitava nada a casais heterossexuais porque era mais normal. Isso legitimou a discriminação”, completou a jovem.

Ainda de acordo com a reportagem do G1 e postagens no Facebook, há relatos de outros casos semelhantes, os quais também teriam acontecido nos mesmos termos neste mesmo restaurante de Ribeirão Preto. Todos eles serão investigados.

Caso denunciado à polícia não seria o único (Reprodução/Facebook)

Em nota publicada em sua página no Facebook, o restaurante pediu desculpas a todos que tenham sido ofendidos e disse que a promoção será estendida até junho deste ano, valendo “a absolutamente todos os casais, seja compostos por pessoas do mesmo sexo ou não”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO, COM PEDIDO DE DESCULPAS:Boa tarde a todos os clientes e amigos do face! Com relação à situaç...

Posted by Shogá Japanese Food - Ribeirão Preto on Quarta, 25 de março de 2015