COMPORTAMENTO
04/04/2015 14:33 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

9 sinais de que você se apaixonou por alguém narcisista

Jacquie Boyd via Getty Images
Woman taking selfie while boyfriend is kissing her

Narcisistas são atraentes por bons motivos: eles são charmosos e não poupam elogios. Quando você percebe quão tóxicos eles podem ser, tarde demais – você já foi seduzido.

É claro que nem todo mundo que seja vagamente autoabsorto tem transtorno de personalidade narcisista (TPN). É importante notar que o narcisismo existe num espectro, diz Craig Malkin, instrutor de psicologia da Universidade Harvard e autor de Rethinking Narcissism: The Bad – and Surprising Good – About Feeling Special (Repensando o narcisismo: o mau – e o surpreendentemente bom – de se sentir especial, em tradução livre).

“Nem todos os narcisistas têm TPN”, disse Malkin ao The Huffington Post. “‘Narcisista é só um rótulo que indica que uma pessoa tem um índice acima da média em medidas de narcisismo. Eles podem ter vários traços, mas não sofrer do transtorno.”

Abaixo, Malkin e três outros especialistas falam sobre os sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista.

1. No início, eles te enchem de amor.

Narcisistas usam muito bem o charme quando te conhecem. Para eles, você é a cara da Elizabeth Taylor e tem as tiradas da Tina Fey. Mas não se acostume com esses elogios ou com os jantares que ele te paga – provavelmente não vai durar, diz a terapeuta de casais Virginia Gilbert.

“Esse comportamento se chama bombardeio de amor mas, no caso dos narcisistas, essas demonstrações não têm nada a ver com você”, diz ela. “Você apenas está oferecendo o que o narcisista quer (sexo, dinheiro, status, juventude). Quando ele ou ela te conquistarem, o ‘amor’ se transforma em controle e denegração.”

2. Gestos grandiosos são a especialidade deles.

Os narcisistas querem ser lembrados. Se houver uma chance de contar uma história melhor e impressionar os outros em um grupo, eles vão agarrá-la. Se for um jantar, eles vão querer pagar a conta. Eles dão tudo por esses momentos de grandiosidade, diz Tina Swinthin, autora de Divorcing a Narcisist: One Mom’s Battle (Divorciar-se de um narcisista: a batalha de uma mãe, em tradução livre). Mas você precisa ter cuidado com os motivos deles.

“Uma narcisista que paga a conta observa o grupo e toma notas de como pode usar a experiência ou os integrantes do grupo para manter sua autoimagem inflada ou para elevar seu status”, diz Swinthin. “Sempre existe um motivo a mais quando falamos de um narcisista.”

3. Eles não admitem que estão errados.

Existem o jeito certo e o jeito errado de fazer as coisas: naturalmente, o jeito certo sempre é o do narcisista, e o errado – automaticamente – é o seu, diz Gilbert. Mesmo que você siga as regras do narcisista, ainda estará fazendo as coisas do jeito errado.

“O narcisista vai reclamar publicamente de qualquer pessoa que ouse fazer as coisas de um jeito diferente do que ele quer”, diz Gilbert. “Eles acham que você não apenas errou: você cometeu uma atrocidade e vai ser acusada de ser burra ou incompetente.”

Se você tiver de se defender, não tente se explicar. “Você nunca vai conseguir que um narcisista aceite seu ponto-de-vista ou admita que estava errado”, diz Gilbert.

4. Eles têm inveja do seu relacionamento com os outros.

Inicialmente, os narcisistas podem dizer que admiram os relacionamentos próximos que você tem com família e amigos. Mas logo ouvirá críticas a essas mesmas pessoas, diz a psicóloga clínica Margaret Rutherford.

“Mais uma vez, tudo tem a ver com controle”, diz Rutherford, acrescentando que a motivação é geralmente dupla: “Ele ou ela podem ter inveja de seu relacionamento com os outros ou querer mais para si mesmos. Graças a sua própria natureza, o narcisista é exigente. Eles querem ter controle sobre você. Esta é apenas mais uma maneira de exercê-lo.”

5. O narcisista vive para as “curtidas”.

Uma nova pesquisa sugere que as pessoas que constantemente atualizam seu status no Facebook são mais propensas a apresentar traços narcisistas. Se você está num relacionamento com um narcisista, prepare-se para ter seu Facebook inundado com fotos e atualizações supostamente “humildes”.

“Os narcisistas mais extrovertidos adoram os holofotes”, explica Craig Malkin. “Encher o Facebook de fotos chama a atenção. A enxurrada de ‘curtidas’ e comentários dá a todos um barato de autoafirmação, mas os narcisistas tendem a se viciar nisso. É provavelmente por isso que as pessoas que atualizam freqüentemente tendem a ser mais narcisistas que aquelas contentes em postar uma única selfie.”

6. Sua empatia é automotivada.

Ao contrário da crença popular, a maioria das pessoas no espectro narcisista não sofre de uma completa falta de empatia pelos outros. É só que elas estão preocupadas demais com seus próprios problemas, necessidades e medos para demonstrar empatia, diz Malkin. Quando elas a expressam, têm algum motivo a mais para fazê-lo.

“Se eles querem te levar para a cama, por exemplo, pode ser ouvintes muito atentos e sinceros”, explica o psicólogo. “Mas isso pode se manifestar somente quando há alguma recompensa envolvida. Se a empatia vai e vem de acordo com o que eles têm a ganhar, preste atenção.”

7. As conversas são unilaterais.

Boa sorte se quiser participar de verdade de uma conversa com um narcisista. Dominar a conversa -- mesmo quando o assunto diz respeito a você -- é um traço marcante do narcisista. Eles podem fingir interesse no seu bolão do campeonato de basquete, mas, no fundo, mal podem esperar para sequestrar a conversa e oferecer seu ponto de vista superior.

“O interesse deles é sempre de curta duração”, diz Swithin. “Com o tempo, você vai notar que cada tópico é habilmente transformado em uma oportunidade para o narcisista se vangloriar ou para falar do seu tema favorito: o narcisista! Uma simples conversa sobre o seu carro novo provavelmente vai se transformar em uma oportunidade para ele para falar sobre o carro esportivo raro que ele está importando da Alemanha.”

8. Eles são ridiculamente bonitos.

Aceite: o estilo e a boa aparência do narcisista podem ter sido as primeiras coisas que chamaram sua atenção. Mas para o narcisista a necessidade de ter boa aparência não é uma vaidade saudável: ela é só mais uma maneira de obter a adoração que os mantém vivos, diz Malkin.

“Desculpe dizer, mas, se o seu parceiro usa roupas sexy ou está sempre muito bem vestido, são grandes as chances de que ele seja mais narcisista do que a maioria de nós -- ou pior”, diz Malkin. “Narcisistas frios e calculistas não nascem mais bonitos, mas sabem sempre estar bem -- algo chamado de ‘adornos eficazes’.”

9. Suas necessidades não importam.

Se você está apaixonado por um narcisista, suas necessidades estarão sempre em segundo lugar. Eles estão muito ocupados avaliando o que eles precisam de você para te enxergar como uma pessoa única, que tem suas próprias necessidades e desejos, diz Gilbert.

“Tudo é uma extensão do narcisista”, diz ela. “Expressar essas necessidades parece uma ameaça para o narcisista, que provavelmente vai fazer você achar que seus pedidos são absurdos, enquanto ele quer tudo do jeito dele. Se você acha que suas necessidades estão sendo sufocada, é provável que esteja envolvido com um narcisista.”

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

8 erros de pessoas que não se deram bem em relacionamentos

5 personalidades tóxicas que podem destruir os relacionamentos

10 medos que você precisa superar para ter relacionamentos melhores