NOTÍCIAS
03/04/2015 19:37 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Após morte de menino de dez anos, Complexo do Alemão vive dia de protestos e violência (FOTOS)

Agência Estado

O Complexo do Alemão viveu um dia de tensão e de violência policial nesta sexta-feira (3). O dia foi marcado por protestos contra a morte do estudante Eduardo de Jesus Ferreira, de dez anos.

Cerca de 300 pessoas fecharam a Estrada do Itararé, uma das principais entradas da comunidade, na zona norte do Rio. Houve confronto entre policiais militares e manifestantes. Policiais militares atiraram bombas de gás contra as pessoas, que revidavam com pedras.

Com lençóis brancos e cartazes, homens, mulheres e crianças interditaram a via para pedir paz e criticar a atuação da Polícia Militar (PM) no conjunto de favelas.

Cerca de 200 policiais estavam no no local. O governo do Estado do Rio de Janeiro vai arcar com as despesas do traslado e do enterro de Eduardo. Ele será enterrado no Piauí, terra natal da família, que pretende voltar a morar no estado.

A Coordenadoria das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) afirma que Eduardo foi atingido quando policiais em patrulhamento entraram em confronto com criminosos.

Já a mãe do menino, Terezinha Maria de Jesus diz que a culpa é da polícia. "Eles acabaram com a vida do meu filho, um inocente", disse na quinta-feira durante outro protesto no Alemão. Nos últimos dois dias, quatro pessoas foram mortas em tiroteio no Rio.

A presidenteDilma Rousseff também se manifestou sobre a morte de Eduardo. Em nota, ela disse esperar que os responsáveis pela morte sejam julgados e punidos.

"Quero expressar minha solidariedade e sentimentos de respeito neste momento de dor a Terezinha Maria de Jesus, que perdeu o filho Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, no Complexo do Alemão. Espero que as circunstâncias dessa morte sejam esclarecidas e os responsáveis, julgados e punidos"

Por causa da tensão, a encenação da via sacra, marcada para essa sexta-feira (3), foi cancelada. Segundo o portal Voz da Comunidade, é a primeira vez que a apresentação é suspensa por causa da violência.

(Com informações da Agência Estado)

  • Moradores pedem paz
    Moradores pedem paz
    Estadão Conteúdo
  • Protesto
    Protesto
    Estadão Conteúdo
  • Indignação
    Indignação
    Estadão Conteúdo
  • :(
    :(
    Estadão Conteúdo
  • Violência
    Violência
    Estadão Conteúdo
  • Moradores lançam pedras
    Moradores lançam pedras
    Estadão Conteúdo