NOTÍCIAS
30/03/2015 22:23 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Daltônicos conseguem enxergar pela primeira vez (VÍDEO)

Tem certas coisas para as quais não damos o devido valor. Enxergar cores é uma delas.

Este vídeo, que já tem mais de 2,5 milhões de visualizações, mostra como daltônicos se sentem ao enxergar todas as cores pela primeira vez.

"Eu nunca tinha visto esta cor!", diz uma das daltônicas participantes. "Estou com uma vontadinha de chorar. Eu nunca percebi como eu era afetada pelo fato de que não consigo ver o mundo da mesma forma que os outros".

O vídeo é fruto de uma parceria entre a fabricante de tintas Valspar e a empresa EnChroma, que faz óculos que permitem que daltônicos enxerguem as cores normalmente.

Nosso cérebro enxerga as cores por meio de células da retina que "traduzem" a luz em impulsos nervosos. Existem três tipos destas células: uma para a luz vermelha, outra para a verde, e outra para a azul.

Entre os daltônicos, essas células absorvem outras cores além destas, o que atrapalha a interpretação correta pelo cérebro. Os óculos EnChroma conseguem corrigir a visão dos daltônicos para as cores verde e vermelha, como mostra o The Huffington Post.

À esquerda, a visão de uma pessoa que enxerga perfeitamente. À direita, a de alguém que sofre de daltonismo.

Por ora, os óculos EnChroma saem por US$ 400 dólares e podem ser enviados para o Brasil.

Os óculos, disponíveis em vários modelos, custam em média 400 dólares e podem ser comprados pelo site da EnChroma, que envia o produto para diversas localidades, inclusive o Brasil.

LEIA MAIS

- 10 motivos para amar (e um para odiar) o artista plástico Romero Britto (FOTOS)

- 16 fatos que provam que a vida de um daltônico não é fácil