NOTÍCIAS
26/03/2015 19:28 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Sai Guido Mantega, entra Luciano Coutinho na presidência do Conselho de Administração da Petrobras

Montagem/Estadão Conteúdot

A Petrobras informou nesta quinta-feira (26) que o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, foi eleito presidente do Conselho de Administração da estatal. Ele assume o posto deixado pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Mantega renunciou após uma longa reunião do colegiado. Ele assumiu o comando do conselho em 2010, quando a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff deixou o cargo para concorrer as eleições presidenciais. No início do mês, ele manifestou interesse em se desvincular do grupo.

A expectativa era que o CEO da Vale, Murilo Ferreira, assumisse a vaga deixada pelo ex-ministro.

Em nota, a estatal destacou que a eleição de Coutinho, integrante do conselho desde 2008, é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas. A empresa também informou que ainda não elegeu um novo conselheiro.

Um dos principais desafios da estatal, que passará pelo crivo de Coutinho, é a apresentação do balanço auditado que indicará o rombo que o pagamento de propina da Operação Lava Jato fez nos cofres da empresa. A estimativa é que o valor seja menor que os R$ 61 bilhões, sugerido por consultorias contratadas pela empresa.