NOTÍCIAS
26/03/2015 10:40 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Quem era Andreas Lubitz, copiloto do avião da Germanwings

PARISMATCH

Andreas Lubitz, copiloto do avião da Germanwings que caiu nos Alpes Franceses trabalhava desde setembro de 2013 na companhia e acumulava 630 horas de voo. Foi Lubitz que, segundo o procurador de Marselha, iniciou deliberadamente o processo de descida da aeronave. O piloto do avião teria ficado trancado do lado de fora da cabine de comando, após sair para ir ao banheiro.

Lubitz tinha 28 anos e, segundo o jornal espanhol El Mundo era natural de Montabaur, no oeste da Alemanha. A prefeita da cidade, Gabriele Wieland, afirmou ao El País que Lubitz vivia na casa de seus pais, mas também tinha uma casa em Dusseldorf, onde deveria pousar o avião que caiu nos Alpes franceses, causando a morte de 150 pessoas.

Após a divulgação da notícia, a polícia da pequena Montabaur, de 12 mil habitantes, rapidamente montou guarda em frente à residência. O sentimento que prevalece no local, de acordo com a Reuters, é de choque.

Ainda de acordo com a publicação, Lubitz se formou em Bremen, na Escola de Voo da Lufthansa e acumulava 630 horas de voo. Já o comandante tinha 6.000 horas de voo e dez anos de experiência, segundo a Radio Europe 1. O copiloto obteve sua licença de voo em junho de 2010, e teria que renová-la dentro de três meses. A Deutsche Welle afirma que ele foi comissário de bordo antes de virar piloto.

O ministério do Interior da Alemanha afirmou que o jovem não tinha associação com grupos terroristas.

Um clube de aviação alemão do qual Lubitz era sócio afirmou, em uma nota de pesar, que Lubitz se tornou um membro do grupo para “concretizar o sonho de voar. Um sonho que acabou pagando com a vida”.

Klaus Radke, chefe do clube afirmou que o jovem era "um garoto normal, divertido e educado".

LEIA TAMBÉM:

- Análise da caixa-preta do avião da Germanwings pode levar 'semanas ou meses'

- Espanha investiga autores de ofensas às vítimas de acidente aéreo

- Germanwings: piloto ficou preso do lado de fora da cabine antes da queda