App avisa sempre que você passar por um local onde uma mulher fez história (VÍDEO)

Já pensou em, ao fazer uma viagem, descobrir e conhecer locais em que feitos históricos foram protagonizados por mulheres? É com esta nova definição que o aplicativo Field Trips foi atualizado.

O aplicativo tem como objetivo principal ajudar os usuários a descobrir curiosidades e fatos interessantes sobre os locais que visitam ao redor do mundo e agora, com a nova funcionalidade chamada “Woman On The Map”, ele promete avisar quando você está passando por um local em que uma mulher foi protagonista em um fato histórico.

Parceria bem-sucedida!

Mas o aplicativo não pensou sozinho, não. As responsáveis por isso é o grupo feminista Spark que, ao fazer uma pesquisa, notaram que existe uma diferença grande entre homens e mulheres que receberam as chamadas ‘honrarias’ como, por exemplo, nomes de ruas, estátuas ou selos graças à sua contribuição à história mundial.

Inclusive, segundo o grupo, entre 2010 e 2013, menos de 20% dos Doodles, do Google, faziam homenagens a efemérides que remetiam a feitos de mulheres. Quando confrontado, o Google garantiu que isso seria mudado e convidou as ativistas a criar um banco de dados só sobre mulheres que tem protagonismo na história mundial.

Atualmente o banco conta com 100 nomes, entre eles os de Mary Anning (Lyme, Inglaterra), uma geóloga renomada, que encontrou fósseis de Plesiosauria (um réptil marinho já extinto) e Mary Ellen Pleasant (São Francisco, Canadá), uma ativista e abolicionista que se vestiu como um jóquei para ajudar escravos a escapar de seus senhorios.

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS. As criadoras do projeto ainda convidam os usuários a sugerir outras mulheres, de outros lugares do mundo para fazer parte. Se você quiser fazer uma sugestão pode enviar um e-mail para sparkteam@sparksummit.com com uma mini-biografia da mulher que você gostaria de ver localizada no app. :)