NOTÍCIAS
23/03/2015 14:46 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Terceiro país com mais fãs da NFL no mundo, Brasil pode receber o Pro Bowl, o jogo das estrelas, em 2017

Montagem/AP

Após ver o seu time levar o último SuperBowl, o dono do New England Patriots, Robert Kraft, revelou que gostaria de ver a equipe da Nova Inglaterra fazer um jogo no Brasil. Se para alguns pareceu devaneio ou pura simpatia, de fato a NFL, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, está sim de olho nos fãs brasileiros.

A possibilidade do País receber o Pro Bowl, nome dado ao jogo das estrelas da liga, dentro de dois anos foi noticiada nesta segunda-feira (23) pelo jornalista Alex Marvez, da Fox Sports americana.

“A NFL está interessada (no Brasil) por conta dos índices de audiência e de participação dos brasileiros, o que se encaixa nos planos da liga de expansão para o exterior. A NFL também acredita que o Brasil poderia ser um ponto a favor para a participação de jogadores em um destino exótico e único”, diz a matéria.

Não há informações adicionais sobre cidades ou outros detalhes, mas o que se sabe é que o tema será discutido até a próxima quarta-feira (25) em Phoenix, no Estado americano do Arizona. O que é certo é que a NFL quer alternativas para o Pro Bowl, jogo que teve um dos seus piores índices de audiência na última edição e que, em geral, não conta com todos os grandes nomes da competição.

Além de já organizar campeonatos regulares e nacionais de futebol americano, o Brasil é o terceiro maior mercado da bola oval no mundo, só ficando atrás dos EUA e do México, segundo um levantamento publicado pelo jornal britânico The Independent. Além disso, o Brasil viu, na temporada passada, o kicker Cairo Santos (Kansas City Chiefs) se tornar o primeiro brasileiro a integrar uma equipe de maneira oficial em uma temporada.

Até hoje, a liga já realizou jogos da temporada regular fora dos EUA – muitos deles em Londres, na Inglaterra, cidade que inclusive pleiteia ganhar uma franquia em um futuro próximo –, mas nenhum na América do Sul. Em 2014, alguns jogadores da liga estiveram no Brasil, como parte do programa ‘Futebol americano sem fronteiras’.

Em 2016, o Pro Bowl – que acontece sempre na semana anterior ao SuperBowl, geralmente no mês de fevereiro – voltará a ser realizado no Havaí. Se o Brasil vier a ser confirmado, será a primeira vez que o jogo das estrelas da NFL acontecerá fora dos EUA.

LEIA TAMBÉM

- New England Patriots vence o Seattle Seahawks por 28 a 24 em jogo eletrizante no SuperBowl 49

- Brasileiros tuitaram mais no Super Bowl que na final da Copa do Brasil 2014

- Futebol americano tem 3 milhões de fãs no Brasil, mas equipe nacional precisa fazer vaquinha para jogar

- Primeiro jogador gay na NFL, Michael Sam é cortado e aguarda nova chance na liga de futebol americano

- NFL: Baltimore Ravens demite Ray Rice após vazamento de imagens de agressão contra a noiva nos EUA (VÍDEO)