NOTÍCIAS
23/03/2015 17:11 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

5 provas de que qualquer um consegue meditar

getty images

Com tanta informação aí fora sobre os benefícios da meditação e dicas de como meditar, você pode ter a sensação de estar olhando para um corredor interminável de pasta de dentes na farmácia: opções em excesso e nenhuma ideia de onde começar.

Os artigos todos, a abundância de conselhos sobre meditação e insights de especialistas, tudo isso é muito bom. Mas pode parecer um pouco demais para os principiantes, sem falar que as pessoas têm estilos de aprendizagem diferente. Por isso, veja aqui cinco opções para começar a meditar.

1. Para a pessoa que aprende visualmente:

Descarregue o aplicativo gratuito Headspace. Basta colocar os fones de ouvido e acompanhar as instruções por dez minutos. O aplicativo torna a prática acessível, com instruções fáceis de seguir e vídeos simpáticos que explicam o que acontece quando meditamos.

2. Para quem aprende melhor em grupo:

Encontre um estúdio de meditação em sua cidade e assista a uma aula, ou até encare um desafio mensal. Em Los Angeles, duas opções são o Unplug Meditation e o Insight LA.

Você também pode procurar aulas de meditação transcendental ou de MBSR (redução do estresse através de meditação mindfulness). O MBSR é referência no ensino de meditação mindfulness (atenção plena); geralmente é um curso dado ao longo de oito semanas. Quando você aprende meditação numa aula, tem um instrutor que poderá guiá-lo. Além disso, pode se beneficiar com as perguntas feitas pelos outros alunos do grupo.

3. Para quem é minimalista:

Apps e professores são prescindíveis. Feche os olhos, conte até cinco e então conte de volta até um. Repita isso por dez minutos (pode colocar um alarme suave para avisá-lo quando os dez minutos tiverem terminado). Quando sua mente se distrair, e isso vai acontecer, volte a contar. É só isso. Se precisar de um pouco de ajuda adicional, dê uma olhada neste método respiratório fácil usado pelo jornalista Dan Harris, âncora da ABC News.

4. Para o extremista:

Viaje a algum lugar para passar um fim de semana de imersão completa na meditação, no silêncio ou nas duas coisas. Alguns dos retiros mais elogiados dos Estados Unidos incluem o Esalen Institute e o Spirit Rock Meditation Center, na Califórnia, mas existem muitas opções espalhadas por esse país. Também há retiros de meditação transcendental. Mas é bom observar que estes podem ter um custo um pouco alto.

5. Para quem não quer se comprometer:

Ouça uma meditação guiada gratuita online (uma boa aposta para começar é uma das meditações de mindfulness da UCLA ou a meditação guiada de Tara Brach), que podem levar entre três e 12 minutos. Talvez você passe mais tempo ouvindo que meditando, mas isso pode ser útil para quem é principiante. Não há compromisso ou dinheiro envolvido.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

Estudo mostra como meditação 'mindfulness' beneficia o cérebro (PESQUISA)

Como a 'atenção consciente' pode ajudar a desfazer preconceitos raciais inconscientes (PESQUISA)

Meditação: entenda por que vale a pena adotar a prática