NOTÍCIAS
19/03/2015 17:34 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Caos em SP: Temporal alaga ruas e afeta Aeroporto de Congonhas (FOTOS)

Marco Ambrosio/Estadão Conteúdo

A chuva que atinge a capital paulista na tarde desta quinta-feira (19) colocou toda a cidade em estado de atenção para enchentes, fez dois córregos transbordarem e afetou as operações do Aeroporto de Congonhas por uma hora.

A tarde começou com sol entre nuvens e sensação de tempo abafado em São Paulo. O calor associado à umidade provocou as precipitações, que logo se espalharam por todas as regiões. A Marginal do Pinheiros e as zonas sul e oeste foram as primeiras a entrar em estado de atenção, às 14h15. Pouco antes das 15h, toda a capital já estava em alerta.

O Córrego Morro do S, no Campo Limpo, na zona sul, transbordou às 15h05 na Avenida Carlos Caldeira Filho esquina com a Rua Joaquim Nunes Teixeira. Às 15h50, no entanto, a situação se normalizou. Já o Córrego Ipiranga, também na zona sul, transbordou às 15h20 na altura das Ruas Abraão de Morais e Francisco Tapajós. A situação se normalizou às 16h15.

Galeria de Fotos Chuva e caos em São Paulo Veja Fotos

Por causa da chuva forte, o Aeroporto de Congonhas fechou para pousos às 14h45 e para decolagens às 15h. As operações voltaram ao normal às 15h43. Parte de um muro do aeroporto que dá para a Avenida dos Bandeirantes cedeu e caiu sobre a calçada e sobre a via, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por volta das 15h. Ninguém se machucou e a pista foi liberada em seguida. A Infraero informou que instalaria ainda nesta quinta uma proteção emergencial no local, até que o muro seja reconstruído.

A água também afetou o andamento dos trens e o trânsito. Às 16h30, as Linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás operavam com velocidade reduzida. No mesmo horário, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrava 31 pontos de alagamento pela cidade, sendo 23 intransitáveis. Destes, dez eram na Vila Mariana, na zona sul.

O outono se inicia nesta sexta-feira, 20, com muitas nuvens e, novamente, sensação de tempo abafado. As pancadas de chuva devem ocorrer de maneira isolada entre o meio da tarde e o início da noite. Os termômetros variam entre 19ºC e 27ºC.