COMPORTAMENTO
17/03/2015 18:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:13 -02

Comovente série de fotos registra a primeira e última vez que um pit bull viu o mar

Quando o pit bull de uma fotógrafa ficou doente, ela decidiu fazer uma última viagem especial com ele, para que ele pudesse ter mais algumas boas recordações. Zhenia Bulawka passou quase uma década com o querido cão que resgatou, Mr. Dukes. Mas depois que adoeceu, ela descobriu que ele tinha mastocitoma de grau III e o câncer estava nos estágios finais, de acordo com um post que ela escreveu no The Dodo. Embora sua atividade preferida fosse nadar na piscina, Mr. Dukes nunca havia estado na praia. Então, a fotógrafa e seu namorado decidiram levar Mr. Dukes, junto com seus dois outros cães, Ruby e Violet, até Assateague, em Maryland, para uma última aventura: ver o mar pela primeira vez.

A viagem foi registrada em uma série de fotos comoventes.

Bulawka e Ruby no mar.

"A primeira reação [de Mr. Dukes] pareceu ser de intimidação, como se ele estivesse confuso com aquela ‘piscina infinita’ que fazia tanto barulho", afirmou Bulawka ao Huffington Post, ao relatar a primeira atitude do seu qerdo cão em relação ao mar, ressaltando também que ele havia ficado fascinado com o que viu. "Ele ficou paralisado. Talvez ele estivesse hipnotizado pelas ondas".

O namorado de Bulawka, Christian Valiente, divide um sanduíche com Mr. Dukes.

Infelizmente, Mr. Dukes morreu um mês após a viagem. A fotógrafa decidiu recentemente compartilhar a série de fotos em um post em sua homenagem.

"Cada momento que eu passei com ele foi o melhor de todos, ele era muito divertido... Curta cada momento passado com quem você ama, tenha ele duas ou quatro patas", escreveu ao HuffPost por e-mail. "Você carregará para sempre as lembranças do que viveu".

Bulawka segurando Violet, um de seus cães.

Apesar de ter sido difícil perder seu melhor amigo, a fotógrafa afirma que o projeto fotográfico foi algo necessário. Ela queria não só prestigiar Mr. Dukes, mas também acabar com o estereótipo negativo envolvendo a raça pit bull.

"Com tanto estigma envolvendo os cães da raça pit bull, eu queria apenas transmitir algo que os retratasse de forma positiva", afirmou. "Eles não merecem ser maltratados e são dignos do amor e do carinho humano".

Mr. Dukes e Ruby, que tiveram suas orelhas cortadas antes de Bulawka resgatá-los, com Violet.

Bulawka levando seus cães para passear na praia.

Já se passaram alguns meses desde a morte de Mr. Dukes, mas Bulawka afirma que carregará para sempre em sua lembrança sua grande personalidade.

"Dukes amava a vida! Ele era o mais ansioso para que o dia começasse, sempre a postos", ela afirma. "Duke era muito determinado. Ele não desperdiçava um segundo."

(Série de fotos continua abaixo.)

A vista da praia..

Valiente descansando com Ruby.

Ruby, dormindo

Violet na porta.

A pulseira de Bulawka, representando seus cães, Mr. Dukes e Ruby.

Bulawka na praia com seus três cães.

Valiente e Mr. Dukes na praia.

Para ver a série de fotos original de Zhenia Bulawka, clique aqui.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

Você não vai resistir ao ver estes cães abandonados a caminho de um lar (FOTOS)

Cães entendem as palavras ditas a eles, diz estudo

Cães conversam com seus donos por Skype e enlouquecem (VÍDEO)