COMPORTAMENTO
16/03/2015 12:14 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Grandes mulheres cientistas são homenageadas em série de ilustrações

Reprodução/rachelignotofskydesign.com

Rosalind Franklin, Marie Curie, Valentina Tereshkova, Jane Goodall, Patricia Bath. Pioneiras e inventoras, essas são só algumas das mulheres que fizeram grandes contribuições ao campo das ciências. Se nenhum desses nomes soa familiar para você, é hora de explorar a série de ilustrações Women in science.

Nas imagens, importantes cientistas foram recriadas nos traços da ilustradora e designer Rachel Ignotofsky. A artista, que sempre foi apaixonada pelas ciências, apresenta também em seus desenhos objetos que remetem ao campo de pesquisa de cada uma das cientistas e descrições de alguns de seus grandes feitos.

“Eu queria celebrar as conquistas dessas mulheres e também inspirar jovens a fazerem perguntas sobre o mundo em que vivemos e serem as responsáveis por descobrir as respostas”, Rachel afirma em seu site oficial.

Marie Curie (1867 – 1934), física e química

Pioneira na pesquisa da radioatividade e vencedora de dois Prêmios Nobel, Marie foi responsável por descobrir dois elementos químicos (polônio e rádio) e fundou o Institut Curie em Paris.

Grace Hopper (1906 – 1932), analista de sistemas e cientista da computação

Inventora do primeiro compilador para uma linguagem de programação de computador, Grace foi pioneira na implementação de padrões de teste para sistemas de computadores.

Rosalind Franklin (1920 – 1958), química e cristalógrafa

Pioneira da biologia molecular, Rosalind é autora de estudos fundamentais sobre as estruturas moleculares de DNA, RNA, vírus, carvão e grafite, e foi responsável pela descoberta de que oDNA tinha forma helicoidal.

Jane Goodall (1934 – ), primatóloga, etóloga e antropóloga

Maior especialista do mundo em primatas, Jane foi responsável pela descoberta da linguagem e de ferramentas primatas. É mensageira da paz das Nações Unidas, ativista do direito dos animais e da preservação da vida selvagem.

Valentina Tereshkova (1937 – ), engenheira e cosmonauta

Primeira mulher a visitar o espaço, Valentina registrou mais tempo de vôo do que todos os astronautas americanos que tinham explorado o espaço antes dela. Suas fotos do horizonte foram usadas para identificar camadas de aerossóis na atmosfera.

Até o momento, sete cientistas já foram retratadas. A ideia da artista é criar um total de cinquenta ilustrações com mulheres inspiradoras. Os trabalhos de Rachel Ignotofsky também podem ser acompanhados através de sua conta no Instagram.

LEIA MAIS:

- A incrível história da 'rainha na neurociência' e seu prêmio Nobel

- Estas histórias mostram porque é tão difícil ser mulher - e cientista