NOTÍCIAS
13/03/2015 12:33 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Facebook atende mobilização popular e tira 'gordo' de sua lista de sentimentos

Nesta semana, o Facebook retirou a opção de atualização de status “sentindo-se gordo” de sua página, após uma petição online ter se espalhado pela internet. As informações são da revista Time.

A opção, disponível apenas para quem usa a rede social em inglês, incomodou a escritora Catherine Weingarten, que decidiu criar o abaixo assinado, que colecionou nos últimos dias mais de 16 mil assinaturas. Para ela, o desenho “bochechudo e com dois queixos” era irônico para pessoas acima do peso ou que sofrem de desordens alimentares.

“Acho que a intenção era ser engraçado, mas ver isso me deixou irritada. Quando usuários do Facebook colocam ‘se sentindo gordo’ em seus status, eles estão zombando de pessoas que se consideram acima do peso, o que pode incluir pessoas que sofrem de distúrbios alimentares. Isso não é legal”, opinou Catherine, antes da retirada do emoticon da rede social, disse ao The Mirror.

Por meio de nota oficial, os representantes do Facebook esclareceram:

“Nós ouvimos de nossa comunidade que listar ‘se sentindo gorda’ como uma opção para atualizações de status poderia reforçar uma imagem corporal negativa, particularmente para as pessoas lutando com transtornos alimentares. Então, estamos removendo-o”.

A rede social ainda esclareceu que “usuários usam o Facebook para compartilhar seus sentimentos com amigos e ajudam uns aos outros” e que a lista de mais de 100 emoticons disponíveis para fazer isso foi criada de acordo com o que as pessoas escreveram em seus feeds ou escolheram na opção de criar seu próprio emoticon.

Mas, desta vez, resolveu voltar atrás com uma de suas opções. A gente curtiu esta atitude. :)

LEIA MAIS:

- Cinco tendências que vão mudar como você usa as redes sociais em 2015

- 7 maneiras de ser insuportável no Facebook

- A mudança no Twitter faz algum sentido?

- Você fica em média 6h por dia no computador e 2h olhando pro celular