NOTÍCIAS
06/03/2015 11:02 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Última paciente com Ebola tem alta na Libéria; país começa contagem regressiva para ser declarado livre do vírus

AP Photo

Uma boa notícia! O governo da Libéria deu alta à última paciente contaminada pelo vírus Ebolana quinta-feira (5). Beatrice Yardolo, 58, passou duas semanas em uma unidade de tratamento administrada pela China nos arredores de Monróvia.

O país, que conta 3.546 mortes pela a doença desde o começo a epidemia, não registrou nenhum novo caso de Ebola na última semana, pela primeira vez desde maio de 2014.

Nas últimas três semanas, seis casos foram registrados na Libéria pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Começa agora uma contagem regressiva para declarar a Libéria livre da epidemia – são necessários 42 dias (o dobro do tempo de incubação do vírus) sem registrar novos casos.

A situação ainda é sensível, segundo reporta a revista Time. Embora não haja nenhum paciente com Ebola em tratamento, ainda há casos suspeitos, que podem ser confirmados a qualquer momento. Estão sendo monitorados 102 pacientes, afirma a Vox.

De acordo com a organização, é necessário manter a vigilância até que os três países mais severamente afetados pela epidemia – Libéria, Guiné e Serra Leoa – passem 42 dias sem registrar nenhum caso da doença.

Também na quinta-feira, a OMS anunciou que vai começar uma nova fase de teste da vacina contra a doença neste sábado (7).