COMPORTAMENTO
05/03/2015 16:42 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Sair de casa com o cabelo molhado = resfriado? A resposta está aqui

iStock

A pergunta:Corro mesmo o risco de ficar resfriada só de sair para a rua com o cabelo molhado?

A resposta: Com certeza você já ouviu essa – provavelmente da sua mãe ou da sua avó quando estava correndo para a rua numa manhã de inverno.

Sair no frio com o cabelo molhado não é agradável, mas isso não quer dizer que você vá ficar doente. Resfriados e gripe são causados por vírus; a única maneira de ficar pegar uma ou outra doença é entrar em contato com os respectivos vírus.

“Para pegar uma infecção é preciso ser exposto a um agente infeccioso”, diz Pritish Tosh, infectologista e pesquisador da Mayo Clinic. “Há várias coisas em circulação na época de frio – gripe, vários vírus de resfriado. É disso que você precisa para se infectar. Sair de cabelo molhado não vai causar uma infecção. É só uma questão de desconforto.”

Ele avisa que isso não significa que seja uma boa ideia sair de casa em temperaturas abaixo de zero sem vestir um casaco ou secar o cabelo. O frio causa estresse no corpo e, em casos extremos, pode levar à hipotermia, o que certamente afeta seu sistema imunológico. E, é claro, você pode pegar o vírus do resfriado ou da gripe na rua, e a temporada do resfriado e da gripe coincide com o inverno. Pesquisas recentes sugerem que os rinovírus, que causam o resfriado, podem brotar em baixas temperaturas Mas você não vai ficar resfriado porque seu cabelo está molhado. Nem porque saiu de casa sem casaco, cachecol ou luvas.

“O importante é prestar atenção à etiqueta da respiração, ou seja, se você estiver doente, procure tossir e espirrar na dobra do cotovelo, e também manter uma boa higiene das mãos, disse Tosh. Ele admite que esse mito é difícil de derrubar. “Não importa quantas vezes eu diga para a minha mãe que não se pega um resfriado só de estar no frio, ele ainda não acredita. E eu sou infectologista!”.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 7 riscos que VOCÊ corre por dormir demais

- Como o cérebro realiza 'viagens mentais no tempo'