MUNDO
04/03/2015 18:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Fundação Estudar abre inscrições para seu programa de bolsas de estudo; veja como participar

coleong via Getty Images

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para seu Programa de Bolsas 2015. Jovens de 16 a 34 anos, matriculados ou em processo de aceitação em curso de graduação ou pós-graduação no Brasil ou no exterior, podem se candidatar até 31 de março.

A bolsa de estudos varia de 5% a 95% do valor do curso. A Fundação também pode pagar outras despesas do estudante, como a moradia e alimentação, caso for selecionado por alguma instituição internacional.

Além da graduação e pós, a bolsa é concedida no caso de intercâmbio acadêmico, duplo-diploma, mestrado, MBA, doutorado e pós-doutorado. A organização oferece 30 bolsas. No ano passado, ela recebeu mais de 30 mil inscrições.

O estudante é apoiado desde que a universidade requerida tenha critérios de excelência, ou seja, as melhores universidades do mundo (como Oxford, Stanford, Harvard e MIT) e as instituições nacionais reconhecidas pelo MEC.

As inscrições para a edição 2015 estão abertas e podem ser realizadas no site Na Prática, até o dia 31 de março.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto por diversas etapas, que começam com testes on-line de perfil e raciocínio lógico, além de depoimento vídeo e questionário sobre a trajetória e experiências do candidato.

As próximas duas etapas são compostas por entrevistas on-line com a equipe da Fundação Estudar, e partir daí os selecionados são chamados para uma dinâmica em grupo. Os jovens que ficarem melhor ranqueados são chamados para uma conversa com ex-bolsistas e, se selecionados, passam para a fase final: uma entrevista com os membros do conselho administrativo da Estudar.

Para ser aprovado no processo de seleção, o candidato precisa ter a ambição de voltar ao País.