NOTÍCIAS
03/03/2015 16:22 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Justiça suspende processos de Eike Batista e afasta juiz que deu 'voltinha' no carro do empresário

Fabio Motta/Estadão Conteúdo

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro) suspendeu na tarde desta terça-feira (3) todos os processos contra o empresário Eike Batista, exceto sobre à apreensão de seus bens, de acordo com o site Folha.com.

O julgamento de Eike ficará suspenso até que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decida como será feita a redistribuição para a vara que ficará responsável pelo caso.

Também foi decidido o afastamento do julgamento o juiz Flávio Roberto de Souza, da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O relator do caso, desembargador Messod Azulary, já tinha votado favoravelmente ao afastamento do juiz. A desembargadora Simone Schreiber acompanhou o voto do relator.

Na semana passada, Souza foi flagrando ao volante do Porsche Cayenne branco de Eike. Além de dirigir o carro apreendido pela Polícia Federal, o juiz estava em posse de outro carro e deixou um piano da família de Eike com um vizinho.

Após uma intensa polêmica sobre o uso dos bens apreendidos, a corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, determinou na mesma semana que Souza deixasse os processos ligados ao empresário por considerar um risco o "juiz manter em sua posse patrimônio particular."

Ontem, o TRF informou que o processo judicial de Eike foi redistribuído para a 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Contudo, segundo informou o jornal O Estado de S. Paulo, a vara não é especializada em crimes financeiros. Então, os desembargadores decidiram pela consulta do CNJ antes de determinar quem vai cuidar do caso.

O empresário é acusado de uso de informação privilegiada e manipulação de mercado na negociação das ações da petroleira OGX e da empresa de construção naval OSX.

LEIA TAMBÉM:

- Eike Batista poderá parcelar em 40 anos dívida de R$ 1,1 bilhão da OSX à Caixa Econômica Federal

- Anúncio da Mercedes-Benz explora 'voltinha' de juiz com carro de Eike Batista

- De qual dos bens de Eike Batista você gostaria de ser 'fiel depositário'?