NOTÍCIAS
27/02/2015 16:41 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Leonard Nimoy, o Spock, foi fumante por 30 anos e tem um recado para você que ainda é um

Getty Images

Leonardo Nimoy, adorado no mundo inteiro por dar vida ao icônico personagem Spock, da série de ficção científica 'Star Trek', morreu na manhã desta sexta-feira (27), em sua casa, em Bel Air, em Los Angeles (EUA). Ele tinha 83 anos e estava internado deste a última segunda-feira (23).

A morte do ator foi noticiada pelo jornal The New York Times e correu o mundo. Sua esposa, Susan Bay Nimoy, confirmou a morte do marido, que estava em um estágio final de uma doença pulmonar obstrutiva crônica.

Ano passado, Nimoy anunciou que sofria da doença, atribuída ao hábito de fumar, que ele manteve por anos. Mesmo abandonando o cigarro há mais de 30 anos, a doença foi mais forte do que ele. Nimoy parou de fumar em 1984.

No tweet abaixo, ele tem um recado para quem ainda é fumante:

"Não fume. Eu fumei. E desejei que nunca tivesse fumado. Vida longa e próspera."

A enfermidade de que Nimoy sofre tem forte relação com o fumo. Ela é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória são seus principais sintomas e ela é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

Em seu Twitter, ele escrevia poemas curtos, comentava assuntos do momento, mas também se tornou quase que um "militante" da causa tabagista, pedindo para as pessoas não fumarem:

"Se você não é fumante, parabéns. Se você é, este é um ótimo momento para parar"

"Se você nunca fumou, é um vencedor. Parabéns!"

"Quão bom é saber que alguns amigos estão parando de fumar por causa dos meus tweets. Bençãos e forças para todos vocês"

"Eu pensava que podia fumar pouco. Eu falhei. Eu parei totalmente há 30 anos. E desejei nunca ter começado. Força!"

"Eu precisei parar de fumar duas vezes. Da primeira, eu pensava que podia fumar, mas pouco. Eu falhei. Aprendi minha lição"

Nimoy viveu Spock pela primeira vez na série original de Star Trek, em 1966, ao lado do ator William Shatner, o Capitão Kirk. O personagem icônico vivido por Leonard marcou gerações e se tornou um dos maiores nomes do gênero de ficção científica. Com o passar do tempo, ele não ficou esquecido graças aos fãs e a participações em séries como Fringe e The Big Bang Theory.

A última aparição do ator nos cinemas foi em 2013, revivendo Spock em uma homenagem do diretor JJ Abrams na nova versão de Jornada nas Estrelas, intitulada Além da Escuridão — Star Trek. Vida longa e próspera, Nimoy! :)

LEIA MAIS:

- Intérprete de Spock, da série ‘Star Trek,' morre aos 83 anos

- De Star Trek a Star Wars: em memória de Leonard Nimoy