NOTÍCIAS
22/02/2015 13:54 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Manifestantes vão às ruas para pedir o impeachment do governador Beto Richa em Curitiba

Montagem/Estadão Conteúdo

Uma manifestação que reuniu cerca de 1 mil pessoas na tarde deste sábado (21), em Curitiba, pediu o impeachment do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). Segundo o jornal Gazeta do Povo, um boneco representando o tucano foi queimado durante o ato, mais um que agrava o ‘inferno astral’ de Richa neste segundo mandato no Palácio Iguaçu.

Muitos servidores participaram do protesto, que foi pacífico e foi organizado pelas redes sociais, nas quais mais de 20 mil pessoas confirmaram presença. Palavras de ordem foram entoadas no trajeto entre a Praça Santos Andrade e a sede do governo paranaense, e a Polícia Militar apenas acompanhou o grupo.

Alguns manifestantes defenderam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a crise financeira estadual. Porém, a chance é remota, já que Richa possui uma bancada amplamente pró-governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A manifestação só aumenta a pressão contra o ‘pacotaço’, apelido dado a dois projetos que o governador tucano quer ver aprovados na Alep. Ambos defendem várias medidas de arrocho nos gastos do governo do Paraná, mexendo em benefícios do funcionalismo público e na previdência estadual, alternativas essas para tapar o rombo nas contas do Estado.

Nesta segunda-feira (23), a bancada governista deve reapresentar os projetos, desta vez ‘fatiados’. Dependendo da postura dos deputados estaduais – que chegaram a ter de ir até a Alep dentro de um camburão da PM antes do feriado de Carnaval –, a onda de protestos e manifestações tende a continuar no Paraná.

Alguns parlamentares paranaenses chegaram a defender o reforço na segurança da Casa, com detectores de metais e vidros à prova de balas. Resta saber se isso se tornará mais uma das inúmeras piadas que tomaram conta do ano político na terra das araucárias.

Enquanto isso, já há até mesmo um abaixo-assinado na internet pedindo a saída de Richa.

LEIA TAMBÉM

- No 'tucanato' do Paraná, o gigante adormecido resolveu mostrar que está vivo

- Governo do Paraná desiste de pacote de austeridades após protesto