COMPORTAMENTO
21/02/2015 12:23 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Pessoas em posições mais poderosas são mais propensas a trair os seus companheiros (ESTUDO)

Montagem/Estadão Conteúdo

Quanto mais poder uma pessoa possui em um emprego, mais chances ela tem de trair o seu companheiro (a).

É essa a conclusão de um estudo realizado com os perfis de 610 homens e mulheres da Holanda, conduzido pelo médico especializado em psicologia social Joris Lammers e publicado pelo jornal Sex Research.

A pesquisa tinha como foco avaliar a ligação entre a infidelidade e o poder, coletando dados de dois sites das revistas Men’s Health e Marie Claire.

De acordo com os resultados, se apenas 9% das pessoas com empregos menos poderosos admitiram serem infiéis, 24% daqueles em posições medianas assumiram terem tido algum caso. O número sobe para 37% entre os que estão no topo da cadeia de suas empresas.

Para os responsáveis pelo estudo, os escândalos envolvendo homens poderosos e seus casos extraconjugais não aparecem mundo afora por acaso. Tal fato se justificaria pelo fato de "homens serem mais propensos do que mulheres a ocuparem posições mais poderosas no mercado de trabalho", e não porque mulheres traiam menos.

“Psicologicamente, o poder liberta as pessoas das inibições sociais e seus efeitos, aumentando a tendência de que elas expressem diversas formas de sua sexualidade”, avaliou a pesquisa. “Duas alternativas para explicar isso são as seguintes: 1 – o poder aumenta o apetite sexual em todas as suas formas, e 2 – o poder faz homens (e não mulheres) parecerem mais atrativos para outros, aumentando a possibilidade de oportunidades”, concluiu.

Em 2011, uma pesquisa apontou o Brasil como o país onde a infidelidade mais crescia em todo o mundo. Dois anos depois, um site de relacionamentos extraconjugais revelou os Estados do Brasil com mais infiéis cadastrados e seus perfis.

LEIA TAMBÉM

- Homens e mulheres podem ver a traição de forma MUITO diferente

- Homens atraentes são mais egoístas do que mulheres sedutoras (ESTUDO)

- Para especialistas, infidelidade masculina pode fazer bem ao casamento

- 12 atos de traição que são piores que a infidelidade

- 10 sinais de que você está vivendo uma traição emocional