MULHERES
20/02/2015 11:34 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

4 motivos para você cultivar boas amizades (e os benefícios delas)

iStock

Mudar de emprego, viajar pelo mundo, dar a entrada no seu primeiro apartamento. Esses até podem ser objetivos para correr atrás no ano que está prestes a começar, mas, se tem uma atitude mais importante do que todas elas - e capaz de ajudar a conquistá-las -, é cultivar os relacionamentos.

Uma revisão de estudos publicada recentemente no periódico norte-americano Personality and Social Psychology concluiu que esse é o segredo em comum das pessoas consideradas bem-sucedidas tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Veja por que manter relações sólidas pode ajudá-la a chegar aonde quiser.

1. Conviver com pessoas diferentes desenvolve as habilidades necessárias para trabalhar em equipe, como paciência, capacidade de comunicação e de ouvir o outro. Conhecer pontos de vista distintos também expande o seu repertório de argumentos e de soluções criativas para os desafios do dia a dia.

2. "Quanto melhores nossos relacionamentos, mais fortes somos emocionalmente, pois encontramos apoio para superar as adversidades da vida e realizar sonhos", diz a psicóloga Angelita Corrêa Scardua, de Vitória.

3. Um pesquisador britânico, da Universidade de Warwick, concluiu que fazer um novo amigo tem um valor emocional maior do que receber um aumento, segundo a maioria dos voluntários entrevistados no estudo. Pense nisso antes de desmarcar o encontro com as amigas para trabalhar até mais tarde.

4. Construir amizades no trabalho, desde que sejam verdadeiras, aumenta a satisfação com o emprego e ajuda a lidar com a tensão do ambiente e a superar eventuais momentos de crise. Também melhora a produtividade e até eleva o grau de satisfação com o salário.

LEIA MAIS:

- 17 regras para amizades coloridas

- 8 filmes que provam: toda amizade masculina é uma história de amor