NOTÍCIAS
13/02/2015 18:21 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

13 coisas bizarras que já aconteceram em sextas-feiras 13

Paraskavedekatriafobia: é o nome da síndrome que afeta quem tem medo excessivo de sextas-feiras 13. Os sintomas podem variar de uma leve ansiedade a verdadeiros ataques de pânico, e só nos EUA afetam até 21 milhões de pessoas. Apesar de não passar de superstição, o mau agouro da sexta-feira 13 tem sua razão de ser.

Veja algumas coisas bizarras que aconteceram na data:

1. "Houston, we have a problem"

O capitão James Lovell, da Apollo 13, visita exposição que comemora 40 anos da missão lunar.

Estava tudo certo com a missão Apollo 13 até que, no terceiro dia de viagem, no dia 13 de abril de 1970, parte da nave explodiu. A Apollo não pôde descer à Lua. Os tripulantes tiveram de ficar quatro dias com o oxigênio racionado... Mas conseguiram voltar intactos para casa.

2. O naufrágio do Costa Concordia

O céu estava limpo quando, na noite de 13 de janeiro de 2012, o capitão Francesco Schettino conseguiu fazer tombar o transatlântico Costa Concordia perto de uma ilha da Toscana. O navio colidiu com rochas durante uma manobra de Schettino para impresisonar colegas e amigos. Após ter abandonado centenas de passageiros a bordo para salvar a própria pele, pode pegar até 20 anos de prisão por ter causado a morte de 32 pessoas.

3. O AI-5 foi decretado em uma sexta-feira 13

Foi em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1968, que o Brasil entrou em um dos períodos mais obscurantistas de sua história. Nesta data, foi decretado o Ato Institucional Nº5, aberração política que dava poderes totais ao Presidente da República, fechava o Congresso, colocava o Judiciário sob o jugo do Executivo e aniquilava as liberdades individuais dos brasileiros.

4. Avião canibal

A queda de avião que deu origem ao filme Alive ("Vivos") caiu em uma sexta-feira 13. O avião, que levava 45 pessoas, incluindo a equipe uruguaia de rúgbi, caiu nos Andes no dia 13 de outubro de 1972. Os 16 sobreviventes tiveram de praticar o canibalismo para se manterem vivos ao longo de dois meses e meio no frio de -30ºC.

5. Tupac Shakur morreu

Há 19 anos, o rapper Tupac Shakur, também conhecido como 2pac, morreu baleado, mas ainda não se sabe quem foi o autor dos disparos. O rapper estava no carro com amigos quando, ao parar em um farol vermelho, foi atingido por vários tiros de um carro vizinho. Depois de seis dias hospitalizado, morreu em 13 de setembro de 1996. A suspeita é que a morte do ícone máximo do gangsta rap tenha decorrido justamente daquela que seria a tônica das rimas de Tupac: os conflitos entre gangues da costa leste e da costa oeste americanas.

6. Adeus, Império Asteca

Em 13 de agosto de 1521, o conquistador Hernán Cortés capturou o líder político da capital asteca Tenochtitlán após um cerco de cinco meses à cidade. Foi o marco da queda do Império Asteca e da conquista da Mesoamérica pelos espanhóis. Tenochtitlán passou a se chamar Cidade do México e os astecas foram dizimados.

7. As gêmeas Olsen nasceram

Mary-Kate e Ashley vieram ao mundo em 13 de junho de 1986 para deixar seu grande legado: o filme "No Pique de Nova York", um dos piores de todos os tempos na opinião de todo mundo.

8. V1RU5 D0 T3RR0R

Na iminência dos anos 90, quando vírus da internet eram realmente coisas ameaçadoras, sextas-feiras 13 eram datas de alerta máximo. Em 13 de janeiro de 1989, o "Vírus da sexta-feira 13" infectou milhares de computadores IBM, apagando tudo o que havia no disco rígido das máquinas. Outro vírus chamado "Jerusalem" costumava atacar computadores nas sextas-feiras 13.

9. O acordeon foi patenteado

Fuóóóón fuóóóón fuóóón. O acordeon foi patenteado nos Estados Unidos em 13 de janeiro de 1894.

10. Nasce o heavy metal

Em 13 de fevereiro de 1970, o Black Sabbath lançava seu primeiro disco. Tony Iommi, Geezer Butler, Bill Ward e Ozzy Osbourne criaram o gênero mais sinistro do rock e foram alçados ao estrelato.

11. Margaret Thatcher nasceu

Em 13 de outubro de 1923, nasceu aquela que, para alguns, viria a ser uma desgraça e, para outros, uma salvação. Margaret Thatcher ganhou o apelido de "Dama de Ferro" por seu governo austero e estritamente liberal, que conseguiu controlar a inflação da Inglaterra a custo do desmonte da seguridade social e do aumento do desemprego.

12. São Pedro castiga o Sudeste Asiático

Um gigantesco ciclone matou mais de 300 mil pessoas no Bangladesh, e causou enchentes que mataram mais de 1 milhão no delta do rio Ganges em 13 de novembro de 1970. Foi uma das piores tragédias naturais da história.

13. A economia sofre...

De acordo com um estudo do Stress Management Center and Phobia Institute, a economia norte-americana perde cerca de US$ 900 milhões a cada sexta-feira 13. Isso porque as pessoas deixam de sair de casa, fechar negócios ou fazer viagens na data.

Fontes: Superinteressante, HypeScience e Yahoo.