NOTÍCIAS
03/02/2015 19:48 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

#cpbr8: Campus Party 2015 terá homem que quer colonizar Marte, adolescentes empreendedores e concurso de apps

Luiza Belloni

Foi dada a largada nesta terça-feira (3) para o evento de tecnologia mais bombante do ano no País: a Campus Party Brasil 2015. Com cases de empreendedorismo, debates sobre o futuro dos games e das redes sociais e até oficinas para montar robôs e drones, o evento deve receber oito mil campuseiros e cerca de 100 mil visitantes no São Paulo Expo até o domingo (8).

Neste ano, o Brasil Post é parceiro da Campus Party com cobertura 24/7 das atividades, nas novidades tech e das discussões. Além de reportagens da nossa equipe, a imersão está sendo feita por oito universitários selecionados pela organização da Campus e pela nossa redação.

Acampados, eles vão acompanhar o dia a dia dos participantes, a programação oficial e também a extra-oficial: as filas, as festas, os problemas, os ÔÔÔÔÔs e as grandes figuras que toda Campus Party traz. Tudo, claro, com o olhar de quem acompanha o megaevento pela primeira vez e está doido para contar histórias.

Acompanhe os posts deles pelo blog da cobertura, pelo Twitter e pelo Facebook.

São dez palcos com temática relacionada à galáxia e aos planetas, em referência ao 150° aniversário da publicação da obra “Da Terra à Lua”, de Julio Verne. No total, serão 700 horas de atividades entre palestras, workshops e oficinas aos campuseiros, além de programação gratuita na área Open Campus, aberta ao público.

Segundo Paco Ragageles, presidente da Futura Networks e cofundador do evento, a Campus Party do Brasil já se tornou a maior do mundo. "A cada ano, a procura pela Campus Party cresce mais. Para tornar esse evento acessível para todos, criamos a Campuse.ro, plataforma em que iremos transmitir em tempo real todas as palestras da Campus."

A ferramenta permite também que o usuário crie um perfil próprio e use-o para apresentar projetos de startups ou para conseguir um emprego. "A ideia é que a Campus Party não se limite ao evento, aconteça todo o ano, em qualquer lugar."

Aulas de drones, desafios e (muito) empeendedorismo

Neste ano, os campuseiros poderão também criar robôs, telescópios, impressoras 3D e até drones nos workshops do evento, que ainda disponibilizará uma pista de voo para aprender a pilotar drones. A ação tem como intuito ensinar os visitantes de maneira prática a trabalhar com as novas tecnologias, que inclusive poderão ser levadas para casa.

Outra novidade deste ano são desafios com prêmios generosos: drones e até uma bolada de R$ 20 mil. Os desafios vão de competição de games (como Street Fighter e Mortal Kombat) a criação de um aplicativo.

Assim como na edição anterior, as atividades voltadas para o empreendedorismo serão intensas durante todo o evento. Com o palco Lua exclusivo para o tema, o evento trará o programa Startup 360, que tem como objetivo impulsionar e capacitar jovens talentos, com ajuda da Startup & Makers Camp e a Maratonas de Negócios.

No Startup & Makers Camp, serão selecionadas 200 startups que participarão de uma área de exposição, atividades de mentoria, networking, hackathons, além de conteúdo educacional com palestras e workshops. Já a Maratona de Negócios se dividirá em cinco categorias: Empreendedorismo social, Economia criativa, Inovação na educação, E-commerce e Makers.

Palestras

Alguns dos palestrantes mais esperados para esta edição são Paul Zaloom (dia 5, às 13h), ator de “O mundo de Beakman”, Chris Anderson (dia 4, às 20h), CEO da 3D Robotics e ex-editor da reconhecida revista Wired, e o holandês Bas Lansdorp (dia 7, às 13h), fundador da empresa Mars One, que tem um objetivo audacioso: levar humanos a Marte em 2025.

Serviço:

Campus Party #CPBR8

Onde:

São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

Água Funda

Quando:

03 a 08/02 (para campuseiros)

04 a 07/02 (para visitantes)