NOTÍCIAS
01/02/2015 20:52 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é o novo presidente da Câmara dos Deputados

Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados na noite deste domingo (1º). Ele recebeu 267 votos contra 136 de Arlindo Chinaglia (PT-SP), 100 de Júlio Delgado (PSB-MG) e 8 de Chico Alencar (PSOL-RJ). Dois deputados votaram nulo.

A vitória de Cunha representa uma derrota para o governo federal, que apoiava a candidatura de Chinaglia e pretendia levar a decisão para segundo turno.

De acordo a Folha de S.Paulo, horas antes da votação, petistas e integrantes do Palácio do Planalto já haviam "jogado a toalha" e buscavam culpados pelo vexame. A reportagem informa ainda que, entre apoiadores de Cunha e de Chinaglia, houve consenso de que PR, PSD e PDT lideraram as traições de governistas em prol da candidatura do peemedebista.

Em seu discurso, Cunha prometeu atuar para que se tenha um Parlamento independente, altivo e que respeite os interesses da população brasileira. Ele criticou a submissão do Congresso em certas votações e afirmou que buscará sempre a independência da Casa. Ele defendeu uma Câmara que dialogue com todos os poderes, mas que não abra mão das pautas que considerar importantes. Segundo ele, independência não pode ser confundida com oposição. “A gente só quer que os poderes sejam independentes e harmônicos entre si”.

Câmara mais conservadora

Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado assumiram hoje seus mandatos na Câmara. De 2015 a 2019, a Casa terá uma renovação de 43,7% de seus legisladores.

Votações expressivas de nomes como Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP) fortaleceram a ala mais conservadora, evangélica e de direita nesta nova legislatura da Câmara. Dos 32 partidos políticos com registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 28 terão representantes na Casa. A maior bancada seguirá sendo do PT, com 69 nomes, contra os 88 da legislatura anterior.

(Com Agência Brasil)