NOTÍCIAS
26/01/2015 11:30 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:47 -02

Programa de trainee da Comissão Europeia recebe inscrições até sexta-feira; há vagas para diversas áreas de conhecimento

Reprodução / Facebook EC

Termina nesta sexta-feira (30), o prazo para o envio das candidaturas para o trainee da Comissão Europeia. Candidatos do mundo inteiro podem concorrer às 650 vagas disponíveis.

O programa começa em outubro e vai até fevereiro de 2016. Os trainees recebem um salário mensal de €1.000, reembolso de despesas com viagem e seguro de saúde e contra acidentes.

A concorrência é grande: o último processo seletivo, para a turma que começa as atividades em março, recebeu 15.863 inscrições, 2.506 de candidatos de fora da União Europeia.

Há vagas para diversas áreas de conhecimento, como recursos humanos, política ambiental e jurídica. Os trainees vão participar de várias atividades da Comissão e apoiar a organização de encontros, grupos de trabalho, fóruns e audiências públicas.

O processo seletivo é feito em três etapas e considera o nível de ensino, conhecimento de idiomas,experiências internacionais, motivação, experiência profissional e outras habilidades.

Depois do encerramento das inscrições, a Comissão entra em contato com 2.800 candidatos pré-selecionados, que deverão enviar alguns documentos por meio de um sistema on-line. Depois dessa segunda análise, começa a oferta de vagas para os selecionados.

A Comissão Europeia representa os interesses da União Europeia como um todo. Cabe a ela propor novas legislações ao Parlamento Europeu e ao Conselho da União Europeia e verificar se as leis vigentes no bloco estão sendo corretamente aplicadas pelos países-membros.