NOTÍCIAS
22/01/2015 16:50 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Ele é o participante mais jovem de Davos, e está salvando vidas de mães e bebês na África

Reprodução / Facebook

Idade é só um número – pergunte a Alain Nteff.

Aos 22, Nteff -- o mais jovem participante da edição deste ano do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça – está lutando pelas mães e seus bebês na África Central.

Ele é o fundador do Gifted Mom – uma plataforma móvel de saúde que oferece uma série de programas para mães e grávidas, como educação maternal, acesso a planejamento familiar, serviços de contracepção e informação sobre vacinação segura para as crianças. Graças a essa inovação, Nteff foi nomeado um Global Shaper de 2015.

Em 2012, o camaronês visitou um hospital de seu país em que 17 bebês haviam morrido em apenas uma semana. O número chocante o levou a procurar soluções.

“Comecei a pesquisar e a falar com pessoas da área de saúde”, diz Nteff em um vídeo publicado no YouTube pelo Prêmio Anzisha – uma premiação anual que reconhece empreendedores africanos e que Nteff venceu no ano passado. “Percebi que (...) grávidas e crianças estavam literalmente morrendo de doenças preveníveis.”

O país natal de Nteff precisa de mudanças urgentes no que diz respeito à saúde das mães e de seus bebês. Na República dos Camarões, 148 bebês morrem a cada 1.000 nascimentos, o que coloca o país em 18º lugar no ranking mundial de mortalidade infantil para crianças de até 5 anos, segundo o Unicef. A organização afirma que a taxa de mortalidade de mães no país também é “alarmante”: 670 a cada 100 mil nascimentos.

Mas, graças a Nteff, tem havido progressos.

Seu aplicativo foi baixado mais de 500 vezes usando telefones produzidos localmente, segundo o Prêmio Anzisha. Os serviços oferecidos pelo Gifted Mom ajudaram a aumentar em 20% o número de consultas médicas pré-natal em 15 comunidades rurais.

Até o fim deste ano, Nteff espera ajudar 50 mil grávidas e mães. Em 2017, ele espera ter ajudado 5 milhões.

“Meu sonho é ver uma África bem informada sobre seus recursos médicos e livre de mortes de mães e recém-nascidos”, diz Nteff no vídeo.

Para saber mais sobre o Gifted Mom, visite o site da plataforma.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.