NOTÍCIAS
22/01/2015 14:37 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Casal de brasileiros viaja do Ushuaia ao Alasca fazendo trabalhos voluntários

Reprodução

Em outubro de 2013 o casal de publicitários Marcelo Castro de Oliveira e Tainá de Castro Rodrigues tomou uma decisão com o objetivo de ter uma resposta mais clara para a pergunta que os assombrava: “O que estamos fazendo neste planeta?”. Eles se encorajaram para abandonar o clima frenético de agência em São Paulo e conhecer realidades diferentes viajando a América (do Ushuaia ao Alasca) e trabalhando em projetos sociais ou sustentáveis.

Foram quase dois anos de contenção de gastos e planejamento para que o projeto fosse posto em prática. Segundo Marcelo, muito mais do que conhecer novos lugares, a proposta da viagem intendia uma mudança no olhar sobre o mundo e as pessoas e suas relações.

Mudar a cabeça e o coração

A parte do planejamento também incluía selecionar as instituições pelas quais eles pretendiam passar. Para isso, antes de partir o casal elaborou uma lista com projetos sociais bacanas que faziam parte do roteiro. Como a intenção era viver a realidade da ONG, eles ficariam pelo menos dois meses em cada país.

Desapegaram-se do carro, que foi vendido para levantar uma grana, e apegaram-se cada um a uma mochila. Partiram. Nascia então o projeto Calle America.

O bom mochileiro sabe que nem sempre (quase nunca) a viagem acontece conforme a “partitura”. Não foi diferente com Marcelo e Tainá. Perrengues no começo da viagem, como não encontrar lugar para ficar ou encontrar uma ONG que estava muito mais interessada em receber ajuda financeira do que trabalho voluntário os fez pensar em desistir.

Unir o útil ao útil

Mas os novos ares e às novas experiências superaram qualquer vontade de voltar e trouxeram novas ideias para o Calle America. Além de trabalhar dentro de cada projeto social, por onde passam Marcelo e Tainá usam seu conhecimento publicitário para produzir um vídeo institucional de presente para a ONG em que estão.

Esse foi um dos vídeos institucionais produzidos por eles:

Até o momento eles já passaram pelo Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru e trabalharam em organizações das mais diferentes vertentes. Desde turismo comunitário, passando por incentivo à leitura em bibliotecas rurais até uma companhia de circo que viaja pela Argentina e oferece oficinas e apresentações para crianças carentes.

Durante sua passagem pelo Brasil para as festas de fim de ano, Tainá e Marcelo estiveram com a equipe do site de Viagem e Turismo e compartilharam algumas de suas melhores histórias e lembranças. Veja na galeria acima os lugares que até agora marcaram de alguma forma o projeto Calle America.

Galeria de Fotos Casal viaja América fazendo trabalho voluntário Veja Fotos