COMPORTAMENTO
20/01/2015 17:19 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

13 maneiras de melhorar a sua saúde em um minuto ou menos

iStock

Se você é o tipo de pessoa que está constantemente se perguntando como o dia passou tão rápido, você deve ter dado pulos de alegria quando leu a pesquisa recente que revelou que apenas um minuto de exercício intenso (durante um treino fácil de 10 minutos) pode melhorar a sua saúde.

Agora, isso não significa que você deve trocar os seus treinos mais extensos por apenas alguns minutos de atividade física, mas você pode pelo menos ficar feliz por saber que cada pouquinho já conta.

E talvez a melhor notícia de todas é que essa não é a única maneira em que você pode melhorar o seu bem-estar em 60 segundos ou até menos. Veja a seguir algumas outras formas de turbinar a sua saúde em apenas um minuto.

Respire fundo

Nos seus momentos de maior estresse, não esqueça que você já nasceu com um método de relaxamento: a respiração! Algumas respirações profundas e controladas podem ser justamente a solução para reverter a respiração ofegante e batimentos cardíacos frenéticos causados pelo nosso instinto de “lutar ou fugir”. A prática da respiração pode ajudar a baixar a sua pressão arterial, desacelerar a produção dos hormônios ligados ao estresse e até alterar a expressão genética, segundo reportagem da NPR.

Abrace alguém que você ama

Não há nada melhor que um bom abraço. Além de um abraço gostoso nos deixar mais felizes e relaxados, ele também oferece benefícios à saúde, conseguindo reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Dê risada

“Rir é o melhor remédio” não é só um ditado, é fato! Além de naturalmente aliviar o estresse do organismo, a risada também imita (pelo menos um pouco) algumas das respostas fisiológicas do corpo à atividade física. Segundo a reportagem o site de saúde WebMD: "William Fry, um pioneiro na pesquisa sobre o riso, afirmou que levou 10 minutos de atividade em um aparelho de remo para que sua frequência cardíaca chegasse ao mesmo nível que chegou depois de apenas um minuto de boas gargalhadas”.

A risada também parece turbinar a memória – ao mesmo tempo que queima algumas calorias.

Saboreie um pouco de chocolate meio amargo

Os componentes vegetais naturais encontrados no cacau podem proteger o coração de várias maneiras, desde reduzir a pressão arterial, aumentar os níveis do colesterol “bom” enquanto o reduz os níveis do “ruim”, podendo até ajudar a circulação. Alguns estudos sugerem que o chocolate também pode ajudar a evitar a diabetes e proteger a pele. Que doce notícia!

Encontre o lado positivo

Um pouco de otimismo vai longe. Achar o lado positivo das situações já foi associado a ter um coração mais saudável e um sistema imunológico mais forte, então na próxima vez que você estiver reclamando de algo, para um pouco e tente ver a situação por outro ângulo.

Tire os olhos da tela do computador

Se você trabalha atrás de uma escrivaninha – ou mesmo que você seja só um fã da tecnologia fora do escritório – você provavelmente passa bastante tempo em frente de telas. Mas todo esse tempo na frente do computador pode acabar prejudicando a sua visão. Para não forçar a visão, siga a regra do 20-06-20: A cada 20 minutos, olhe para um objeto que está a 06 metros de distância por 20 segundos.

Lave as mãos

Leva apenas 20 segundos – e vale muito a pena. O simples fato de instruir as comunidades sobre a importância de lavar as mãos pode reduzir em 31% o número de pessoas que sofrem com diarréia e também reduzir o número de pessoas que sofrem de gripes e outras doenças respiratórias em 21%, segundo o CDC (órgão de controle de doenças dos EUA).

Para fazer direitinho, molhe as mãos com água limpa e corrente, ensaboe bem com sabão e esfregue durante pelo menos 20 segundos. É mais ou menos o tempo que leva para cantar “Parabéns Pra Você” duas vezes (mas faça isso só na sua cabeça, se não seus colegas de trabalho podem estranhar!). Enxague as mãos em água corrente e seque-as completamente.

Afivele o cinto de segurança

A maioria dos adultos americanos usam sempre o cinto de segurança do carro, mas alguns não fazem: Segundos os dados mais recentes, aproximadamente 87 por cento dos adultos usam o cinto de segurança. Para os 13 por cento que ainda não entenderam bem a mensagem, leva poucos segundos para se proteger, independente de você ser o motorista ou o passageiro. Mais de 2 milhões de adultos são tratados por ferimentos provocados por acidentes de carro a cada ano e mais da metade dos adolescentes entre 13 e 20 anos que morreram em acidentes de carro em 2012 não estavam usando cintos de segurança no momento do acidente, segundo o CDC.

Acrescente canela ao seu café da manhã

Trocar o sal ou o açúcar por especiarias é um jeito inteligente de poupar calorias sem abrir mão do sabor. Mas a canela oferece alguns benefícios de proteção especiais, principalmente para pessoas diabéticas, já que a especiaria parece reduzir os níveis de açúcar no sangue. Ela pode também reduzir o colesterol. Nós achamos que ela vai muito bem no café da manhã: Experimente no iogurte, na aveia, com outros cereais ou até no café.

Descanse na ‘postura da criança’

Essa é uma das posturas mais relaxantes e restauradoras da yoga, mas ela é também um alongamento suave e revigorante que pode ajudar a aliviar a dor na coluna e no pescoço. Sente e mantenha a posição por glorioso minuto.

Use filtro solar

Aproximadamente 5 milhões de americanos fazem tratamento para o câncer de pele todo ano, e a exposição ao sol é uma das principais causas da doença. Em poucos minutos, você pode se proteger contra os raios UV que causam tantos danos. Para proteger-se por completo, use mais ou menos 30 ml (2 colheres de sopa) de filtro solar se a maior parte da sua pele ficar exposta ao sol.

Faça a prancha isométrica

Fazer a prancha isométrica por um minuto é um desafio de exercício abdominal clássico, que você provavelmente já viu em alguma hashtag no seu Facebook ou Instagram. Não fique por for a da moda e você com certeza ficará com a região abdominal mais forte, o que pode ajudá-lo a combater as dores na coluna e melhorar a postura. Aprenda a fazer certinho aqui.

Sorria

Não é nenhuma novidade que as pessoas que sorriem muito geralmente são felizes, mas uma pesquisa de 2010 sugere que pessoas com os sorrisos mais largos vivem mais. Mesmo se você estiver sentindo-se estressado, fingir um sorriso pode até fazer você sentir-se melhor – e dá para fazer isso rapidinho.