NOTÍCIAS
16/01/2015 21:26 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Casos de surto de sarampo na Disney chegam a 39

ASSOCIATED PRESS
Members of the Wisconsin football team left, and the TCU football team gather during a visit to Disneyland, Sunday, Dec. 26, 2010, in Anaheim, Calif. The two teams are scheduled to play in the Rose Bowl NCAA college football game on New Year's Day. (AP Photo/Mark J. Terrill)

Chegou a 39 o número de casos de sarampo ligados a um surto da doença em um parque da Disney na Califórnia, nos Estados Unidos. Na quinta-feira, as autoridades de saúde do país informaram que, entre as pessoas diagnosticadas com o vírus, 35 moram na Califórnia, duas são do Estado de Utah, uma de Washington e uma do Colorado.

A maioria desses pacientes não foi totalmente vacinada contra o sarampo. Grande parte deles visitou a Disneylândia e o Parque de Aventuras da Disney, ambos na Califórnia, entre os dias 15 e 20 de dezembro. Há casos de pessoas que não chegaram ir aos parques, mas contraíram o vírus de indivíduos que foram.

O escritório do parque da Disney afirmou estar trabalhando com autoridades de saúde para oferecer a assistência necessária a esses pacientes.

Doença

O sarampo é contagioso, podendo ser transmitido pelo ar. Os sintomas incluem febre, tosse e manchas vermelhas na pele. A melhor prevenção contra a doença é a vacinação. A condição causou epidemias no Brasil nos anos 1980 e 1990 e, atualmente, é considerada controlada. Segundo o Ministério da Saúde, desde 2000, foram registrados pelo menos 519 casos de sarampo no país. Todos estão relacionados à chegada de turistas contaminados oriundos da Europa, Ásia e África, continentes nos quais ainda há grande circulação do vírus da doença.