NOTÍCIAS
14/01/2015 19:09 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Camiseta que estampa bilhete de suicídio de Kurt Cobain é alvo de críticas e sai de circulação

KMazur via Getty Images
Kurt Cobain of Nirvana (Photo by Kevin Mazur/WireImage)

No ano passado, celebramos — com tristeza genuína — os 20 anos da morte de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana que se suicidou no dia 5 de abril de 1994. Agora, em 2015, vemos que a morte do músico é, para algumas pessoas, apenas um enfeite: o bilhete de suicídio deixado por Cobain foi transformado em estampa de camiseta e ficou, até ontem, à venda na internet.

O mau gosto foi percebido pelos usuários do Reddit, que criaram uma discussão sobre isso. A partir da thread, foi feito um abaixo-assinado (que tem, no momento, 221 assinaturas). Mesmo com a baixa adesão, as peças com a nota de suicídio foram retiradas hoje do eBay e da Etsy.

"Doenças mentais e comportamento suicida não são um discurso da moda, e não devem ser glamourizados ou ostentados em uma camiseta", escreveu Julian Godinez, criador da petição on-line, no texto de abertura do abaixo-assinado. "Essas camisetas não fazem outra coisa além de encorajar mentes impressionáveis a enxergar [o suicídio] como algo a ser mostrado com orgulho ou como algo bacana."

Antes ser retirada dos sites, a camiseta teve dezesseis peças vendidas a 25,19 dólares cada.