NOTÍCIAS
07/01/2015 22:12 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Ataque à Charlie Hebdo: polícia divulga nomes dos três suspeitos do atentado em Paris

Montagem/Divulgação

A polícia francesa identificou três homens suspeitos de serem os atiradores do atentado ao escritório da revista satírica Charlie Hebdo, em Paris, na manhã desta quarta-feira (7). Um dos homens, Chérif Kouachi, tem 35 anos e, em 2008, foi condenado a três anos de prisão por terrorismo.

 

A lista dos três suspeitos foi divulgada nas redes sociais horas depois do atentado. Pierre Martinet, que trabalha na força de elite da polícia francesa, compartilhou a lista dos nomes.

Os irmãos Chérif e Said Kouach, de 32 anos, têm nacionalidade francesa e são filhos de pais algerianos. O terceiro homem é Hamid Mourad, de 18 anos, e sua nacionalidade é desconhecida. À Associated Press, um oficial afirmou que os três suspeitos têm ligação com uma rede terrorista do Iêmen. "Digam à imprensa que [o autor do atentado] é a Al Qaeda no Iêmen", teria dito um dos atiradores a testemunhas da ação terrorista.

Chérif (cima) e Said Kouachi são irmãos e dois dos suspeitos pelo atentado de ontem em Paris (Divulgação)

De acordo com a Associated Press, Chérif Kouachi foi condenado a três anos de prisão em 2008 devido a ligações com combatentes jihadistas iraquianos. Ele cumpriu 18 meses e teve o restante da pena suspensa.

Em 2005, o New York Times já trazia o nome de Chérif Kouachi em suas páginas — de acordo com o jornal, abusos cometidos por soldados norte-americanos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, motivaram-no a lutar na jihad. Naquele ano, o advogado de Kouachi afirmou ao tribunal que o francês não apresentava perigo: de acordo com o Pittsburgh Tribune Review, o defensor alegou que Kouacki não era religioso, não bebia, não fumava maconha, não teve sexo antes do casamento e trabalhava como entregador de pizza. Na época, Kouachi estava aprendendo "o básico" no manuseio de rifles Kalashnikov, segundo o Le Monde.

Galeria de Fotos O atentado em Paris em imagens Veja Fotos